PUBLICIDADE

Regi√£o / Sa√ļde

Estudo na regi√£o revela que um em cada 15 moradores j√° foi infectado pela Covid-19

  - REVISTA MAIS SANTOS

Da Redação

A quarta etapa do estudo de Epidemiologia da Covid-19 na Baixada Santista (Epicobs) já tem dados preliminares. O resultado parcial indica que 1 a cada 15 moradores da região já se infectou e que, para cada caso positivo, existem outros sete não notificados na região.

A letalidade da doen√ßa, se levado em considera√ß√£o o total de infectados estimado pelo Epicobs, cai para 0,8% – ante uma taxa de 4,5% quando utilizadas apenas as notifica√ß√Ķes oficiais das nove cidades.

Na cidade de Santos, em um período de 15 dias, o total de infectados estimado pelo estudo aumentou 8,6%, o menor índice desde o início da pesquisa, em abril. Entre a primeira e a segunda etapas do estudo, o crescimento havia sido de 37,5% e da segunda para a terceira etapa, de 109%.

A certeza, no entanto, de um achatamento da curva epidemiológica só será possível comprovar nas próximas etapas do estudo.

“Houve um crescimento menos acelerado, o que tamb√©m coincidiu com o comportamento dos dados oficiais, por√©m ainda √© prematuro afirmar se essa tend√™ncia ir√° se manter”, explica o m√©dico infectologista Marcos Caseiro, um dos pesquisadores do Epicobs.

Testagem

Outro √≠ndice verificado pelo Epicobs √© que para cada notifica√ß√£o oficial em Santos de covid-19, outros dois casos n√£o s√£o registrados ‚Äď situa√ß√£o que coloca a Cidade como a que apresenta a menor diferen√ßa entre a estimativa e os registros oficiais. Isso se deve ao alto √≠ndice de testagem da Cidade, um dos maiores do pa√≠s.

A Cidade j√° realizou mais de 61,2 mil testes somente na rede p√ļblica (entre testes r√°pidos e RT-PCR) ‚Äď o que corresponde a 14,1 mil exames a cada 100 mil habitantes.

“Santos tem um √≠ndice de testagem maior do que muitos pa√≠ses da Europa. Por isso, temos um alto n√ļmero de casos confirmados”, destaca o prefeito Paulo Alexandre Barbosa, tamb√©m lembrando que, neste final de semana, os morros v√£o receber a segunda Blitz Covid. Estudo vai continuar em Santos

Capitaneado pela Funda√ß√£o Parque Tecnol√≥gico de Santos (FTPS), o Epicobs teria, inicialmente, quatro etapas. A cidade de Santos, por√©m, decidiu manter o estudo por tempo indeterminado, pelo fato¬†dele ter se tornado um bom par√Ęmetro para embasar medidas no enfrentamento √† Covid-19.¬†¬†Em breve, a FPTS vai anunciar a pr√≥xima etapa de coleta de testes r√°pidos.

Foto: Mais Santos