1.9 // COMPORTAMENTOSANTOS

Na luta contra o câncer

Por Thamiris Muniz

A Associação de Auxílio a Pessoas com Câncer Marcio Gomes Bordinhon (AAPC) foi fundada em 2013 pela advogada Danielle Maximovitz Bordinhon, filha de Marcio Gomes Bordinhon. “Foram 6 anos de luta sem nunca perder a tal da esperança. Em 13/01/13 ele me deixou aqui, sem sua presença física, mas com uma bagagem imensa de lições e aprendizados a seguir. Nunca desistir e ajudar o próximo são algumas das lições que posso contar dessa trajetória de vida”, diz a advogada. E esse foi o ponto de partida para o nascimento da associação.

A AAPC  tem o objetivo de auxiliar especialmente os pacientes carentes que lutam contra o câncer. O projeto nasceu da observação das dificuldades e necessidades que essas pessoas enfrentam, como por exemplo a dificuldade de tratamentos médicos, de acesso a medicamentos, escassez de informações. A organização sem fins lucrativos oferece serviços gratuitos jurídico, psicológico e ações sociais. 

Para Danielle, manter esse projeto com vida não é fácil e requer muita dedicação, pois defende os direitos da pessoa diagnosticada com qualquer tipo de câncer. Ela transformou dor em trabalho e hoje em dia é vista como uma mulher forte e com a personalidade e atitudes do pai.

Atualmente a principal dificuldade que a associação encontra é que ainda há muito preconceito das pessoas para falarem sobre o assunto câncer. Muitos ainda acham melhor não falar e discutir sobre o tema.

“Algumas preferem nem pronunciar a palavra câncer. Ainda vemos cônjuges que abandonam o outro durante o tratamento por não saberem lidar com o problema. Buscamos desmistificar a palavra câncer e mostrar que o paciente com câncer é igual a qualquer outro, que também necessita de atenção e carinho. Levar ao conhecimento das pessoa que ninguém está livre do câncer e a importância de conscientizar a todos sobre a prevenção e os tratamentos. E sim, o câncer pode ter cura!”i.

Para receber ajuda e todo o suporte que a AAPC oferece basta entrar em contato com a associação, que fica na Avenida  Washington Luiz, 148, conjunto 42, Encruzilhada, Santos, CEP 11050-200. 

 

saiba antes via instagram @revistamaissantos