PUBLICIDADE

1.0 - SANTOS

Higienização contra o coronavírus é ampliada para grandes avenidas

Ap√≥s realizar o trabalho de limpeza e higieniza√ß√£o em pontos de √īnibus e no entorno de todas as unidades de sa√ļde como policl√≠nicas, hospitais, laborat√≥rios p√ļblicos e particulares, equipes da Secretaria de Servi√ßos P√ļblicos (Seserp) ampliaram as atividades e fazem a desinfec√ß√£o das cal√ßadas de grandes avenidas e de toda a orla da praia, em preven√ß√£o ao novo coronav√≠rus.

De acordo com Marco Aur√©lio Neves da Silva, engenheiro agr√īnomo da Seserp, tr√™s equipes se dividem em dois turnos (√†s 7h30 e 18h) durante todo o dia para higienizar os passeios p√ļblicos. Avenidas como Ana Costa, Conselheiro N√©bias, Afonso Pena, Jovino de Melo, Hugo Maia, Nossa Senhora de F√°tima, Manoel Ferramenta Jr. e Brigadeiro Faria Lima j√° foram limpas. Nos morros, o trabalho j√° foi feito na Avenida Santista e Rua Torquato Dias.

Na manhã desta terça-feira (31), uma dessas equipes fazia a limpeza do passeio, entorno de banheiros e de postos de salvamento 1 e 2 na Avenida Presidente Wilson, na orla. Os serviços continuaram até a Ponta da Praia.

“Tamb√©m fazemos a limpeza no entorno dos banheiros, duas vezes ao dia, mesmo estando fechados. E estamos atuando tanto na cal√ßada do lado dos pr√©dios como no passeio do jardim, porque ainda h√° pessoas circulando”, frisou o engenheiro.

Durante os trabalhos,¬†iniciados no dia¬†23 de mar√ßo, as¬†equipes utilizam uma mistura de detergente e desinfetante. “O v√≠rus da Covid-19 tem uma c√°psula de prote√≠na e gordura. O detergente dissolve essa gordura e o desinfetante mata o v√≠rus”.

Segundo Silva, cerca de 60 mil a 80 mil litros de água são utilizados por dia durante a limpeza, sendo a maior parte doada pela Sabesp. Já os produtos químicos são fornecidos pela Terracom, por meio do contrato já existente com a Prefeitura.

“Depois de fazermos todos os pontos de √īnibus e unidades de sa√ļde, partimos para grandes avenidas. Mas vamos retornar a estes locais porque s√£o de grande rotatividade”. Ainda de acordo com ele, a amplia√ß√£o dos trabalhos n√£o tem data para terminar. “Continuaremos durante todo o tempo necess√°rio”.