SANTOS 

Por Alexandre Piqui

As obras na Ponta da Praia vêm dando uma cara nova nesta região da cidade. Porém, nem todos estão satisfeitos com o resultado. Por conta dos trabalhos dos operários, as vagas destinadas para o desembarque de passageiros, em um trecho da Avenida Saldanha da Gama,  foram retiradas. O local fica quase em frente à Estação das Barcas, mas no sentido São Vicente, como mostra o mapa.

Isso vem gerando revolta entre os motoristas de carros por aplicativos. Um vídeo que circula pela internet mostra um desses motoristas bravo com uma agente da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET-Santos).

No vídeo o homem vai até a agente e diz: “Senhora, escondidinha aqui?”. A agente de trânsito retruca: “Escondidinha, não! Tô bem visível!”

O rapaz continua indagando: “ O pessoal para ali e, multa. Não pode descarregar? Uma pessoa de idade faz como para vir na barca?” Ela responde: “Para ali na frente!”

Sem parar de gravar, o autor do vídeo desabafa: É mal organizado isso aqui, poxa! Isso é só para faturar, não pode acontecer mais!” E continua: “A senhora atrás da moita aqui [multando], eu vi a sinalização, mas não deveria orientar? Não teve prazo de orientação, nem nada! Simplesmente colocou a sinalização e dane-se!”

Ricardo Borges é motorista de aplicativo, segundo conta, foi multado por ficar parado menos de um minuto para o passageiro descer. Ele está indignado com a mudança. “É fato que estão em obras! Porém, a obra acontece de um lado da via, o outro em questão está sem nada”, argumenta.

Para ele foi desnecessário retirar as vagas de desembarque e colocar cavaletes em um trecho onde não são realizados os trabalhos. “A equipe que faz a obra é pequena, não tem volume para trabalhar nos dois lados da via. Então, bloqueia as vagas só na área onde acontecem os trabalhos”, sugere.

Assista ao vídeo:

Resposta

Em nota, a prefeitura de Santos informa que na primeira quinzena de dezembro, a CET-Santos distribuiu folhetos aos motoristas para informar sobre a implantação de sinalização de proibição de estacionamento no trecho da avenida da praia (sentido Santos/São Vicente), entre o Canal 7 e a Rua Carlos de Campos. A medida integrou a reformulação viária inserida no programa Nova Ponta da Praia.

O informativo distribuído já esclarecia que, a partir de 16 de dezembro, os motoristas que estacionassem no local informado e já sinalizado, estariam sujeitos à autuação e remoção do veículo.

A remodelação viária incluiu novo bolsão de acesso à balsa, repavimentação das pistas da avenida da orla que foram redimensionadas, calçadão, espaços para lazer e contemplação do estuário e outros ganhos. Adequações viárias implantadas visaram à segurança de pedestres e motoristas.

Ainda assim, diariamente operadores de trânsito da CET- Santos fazem o monitoramento da área. A agente em questão estava posicionada de maneira correta e atuava no apoio à travessia de pedestres, além de fiscalizar eventuais irregularidades de trânsito, atribuição inerente à função.

Vale destacar que no referido trecho há sinalização com placa de R6A (simbolizada com E com dois traços diagonais formando uma cruz), o que permite ao condutor parar (não estacionar) o tempo mínimo necessário para embarque e desembarque.

Foto: Divulgação

saiba antes via instagram @revistamaissantos