PUBLICIDADE

Santos / Cotidiano

Cursos online do Jardim Botânico de Santos incentivam contato com a natureza

Que tal aproveitar a quarentena para se reconectar com a natureza em casa? O Jardim Botânico Chico Mendes oferecerá, neste mês, diversas atividades ambientais on-line para toda a família. As inscrições gratuitas iniciam na próxima segunda-feira (6), sem limite de participantes. Interessados devem preencher os formulários disponíveis no site da Seção de Educação Ambiental do parque.

Para cada atividade, é necessário o preenchimento de um cadastro. Os inscritos receberão o material das oficinas por e-mail, em formato de vídeos e conteúdo escrito. A programação ocorrerá a partir do dia 13 e segue até 31 de julho, a cargo da Seção de Educação Ambiental, ligada à Secretaria de Meio Ambiente (Semam).

Entre as atividades, os participantes poderão conhecer os tipos de solo e como ocorre sua erosão, e as coleções e curiosidades do Jardim Botânico. Também aprenderão a plantar mudas ornamentais de forração e a confeccionar minijardins e jogos com materiais recicláveis. As atividades para crianças devem ser realizadas sob acompanhamento de um adulto.

Quem participar das atividades dos dias 16, 17, 20, 21, 22, 24 e 30 (ver programação completa abaixo) poderá enviar vídeos de suas produções para o e-mail de onde será encaminhado o material da oficina.

Uma banca julgadora composta por integrantes da Seção de Educação Ambiental do Botânico selecionará três produções de cada atividade apresentada nos vídeos, cujos participantes serão premiados com plantas ornamentais de médio porte (1os colocados) e plantas ornamentais de forração (2os e 3os colocados). Os critérios de avaliação serão inovação, eficácia do material confeccionado e estética.

A gravação deve mostrar os passos da confecção do objeto e ele sendo usado pelos participantes. Os vídeos vencedores serão divulgados nas redes sociais do Botânico (Facebook e Instagram).
Confira as atividades diárias ao longo do mês

Semana de 13 a 18 de julho 

  • Segunda-feira (13) – Conhecendo o solo: tipos de solo e como ocorre sua erosão – para crianças acima de cinco anos.
  • Terça-feira (14) – Oficina de plantio: plantio de mudas ornamentais de forração – para crianças acima de sete anos e adultos.
  • Quarta-feira (15) – Vídeo sobre as coleções e curiosidades do Jardim Botânico de Santos – para crianças acima de sete anos e adultos.
  • Quinta-feira (16) – Oficina de plantio: confecção de minijardins (suculentas e cactáceas) – para adultos.
  • Sexta-feira (17) – Oficina com recicláveis: confecção do Jogo da Velha – para crianças acima de cinco anos e demais idades.

Semana de 20 a 24 de julho

  • Segunda-feira (20) – Oficina de plantio: obtendo adubo para suas plantas (confecção de composteira caseira) – para crianças acima de sete anos e adultos.
  • Terça-feira (21) – Métodos de compostagem: vídeo e material didático sobre os diferentes métodos de compostagem – para adultos.
  • Quarta-feira (22) – Oficina com recicláveis: confecção do jogo vai e vem – para crianças acima de cinco anos.
  • Quinta-feira (23) – Arborização urbana: cuidados e espécies apropriadas – para adultos.
  • Sexta-feira (24) – Vivências na natureza: modelos de atividades para pais e filhos – para crianças acima de sete anos e adultos.

Semana de 27 a 31 de julho

  • Segunda-feira (27) – Minhoca nossa amiga: como se alimentam, se reproduzem e qual seu papel na natureza – para crianças acima de cinco anos.
  • Terça-feira (28) – Ervas medicinais: plantio, cultivo e propriedades – para adultos.
  • Quarta-feira (29) – Aves do JB: fotografias feitas no próprio JB com descrição das espécies e curiosidades – para adultos.
  • Quinta-feira (30) – Oficina de confecção de “mosquitoeira”. Tem como propósito prender a prole do mosquito Aedes aegypti. Consiste em produzir um criadouro. Os mosquitos ficam presos sem completar o ciclo reprodutivo – para crianças acima de sete anos e adultos.
  • Sexta-feira (31) – Oficina de plantio: plantio de sementes de Palmeira Juçara e Ipê – para crianças acima de sete anos e adultos.