PUBLICIDADE

Santos / Cotidiano

Prefeito anuncia liberação total das praias para a prática de atividades esportivas individuais

Neste domingo (05), Santos ultrapassou a marca de 10 mil casos da Covid-19 desde o in√≠cio da pandemia. A Se√ß√£o de Vigil√Ęncia Epidemiol√≥gica (Seviep) recebeu 358 notifica√ß√Ķes, passando o n√ļmero acumulado de casos de 9.767 para 10.125 ‚Äď alta de 3,6% em 24 horas.

Mesmo com esses n√ļmeros, o prefeito Paulo Alexandre Barbosa anunciou, durante transmiss√£o em suas redes sociais a libera√ß√£o total das praias para a pr√°tica de atividades esportivas individuais. Segundo ele, a Guarda Municipal ir√° intensificar a fiscaliza√ß√£o junto as pessoas que estiverem sem m√°scara, n√£o sendo permitido o contato social ou a aglomera√ß√£o de pessoas.¬†Neste domingo, 400 pessoas foram abordadas, 4 bicicletas apreendidas e n√£o houve a aplica√ß√£o de multas.

Durante o dia v√°rios banhistas foram flagrados nas praias e, muitos deles, desrespeitando as regras, entrando no mar e sem a m√°scara. As regras estabelecidas pela Prefeitura prev√™em que os moradores evitem aglomera√ß√Ķes e utilizem a m√°scara.

A permissão vale para o calçadão e faixa de areia para a prática de corrida e caminhada, além do surfe, canoagem individual, stand up paddle e natação (exclusivamente para fins de treinamento).
‚ÄúEstamos flexibilizando com responsabilidade. A Guarda Municipal se concentrar√° na fiscaliza√ß√£o do uso de m√°scaras. N√£o d√° para pensar que o novo coronav√≠rus foi embora. Pe√ßo √† popula√ß√£o que tenha consci√™ncia. Se as regras n√£o forem respeitadas teremos que retroceder de fase‚ÄĚ, afirmou o prefeito, lembrando a import√Ęncia do uso de m√°scaras, que √© obrigat√≥rio conforme o decreto municipal n¬ļ 8.944, de 23 de abril de 2020.

Do total de casos confirmados 465 são suspeitos; 380 óbitos e 5.915 pacientes recuperados. A cidade já contabiliza 70.610 testes rápidos e 19.200 PCR (Proteína C Reativa).

REGRAS
Dentro das medidas para o enfrentamento da covid-19, conforme as regras da fase laranja do Plano S√£o Paulo de flexibiliza√ß√£o da quarentena e de retomada econ√īmica, na qual o Munic√≠pio se encontra, ainda est√£o proibidas a utiliza√ß√£o da orla e das praias para fins tur√≠sticos e para atividades f√≠sicas ou esportivas coletivas. Assim como n√£o s√£o permitidos o banho de mar e a instala√ß√£o ou utiliza√ß√£o de cadeiras, guarda-s√≥is, esteiras e barracas.
Também continuam sem permissão o passeio com animais domésticos ou de estimação; prática de comércio ambulante; consumo de alimentos e bebidas alcoólicas; e utilização de bancos, cadeiras, mesas, parques infantis, brinquedos, aparelhos de ginástica e academias ao ar livre na orla.

A Secretaria de Servi√ßos P√ļblicos (Seserp) fez o isolamento e impedir√° o acesso e utiliza√ß√£o dos equipamentos. A Guarda Municipal fiscalizar√° o cumprimento das regras em toda a extens√£o da orla, com apoio das secretarias de Esportes, Sa√ļde e Finan√ßas. O descumprimento das medidas poder√° causar san√ß√Ķes administrativas e penais previstas na legisla√ß√£o em vigor. Den√ļncias podem ser feitas √† Guarda Municipal, pelo telefone 153, ou √† Ouvidoria, Transpar√™ncia e Controle (https://egov1.santos.sp.gov.br/somweb/).

PERMITIDO
РPrática de corrida: exclusivamente na faixa arenosa, observando-se o distanciamento mínimo de 10 m (dez metros) entre os praticantes.
РPrática de caminhada: na faixa arenosa e nas calçadas na orla da praia, observando-se o distanciamento mínimo de 5 m (cinco metros) entre os praticantes.
– Pr√°tica de surfe.
– Pr√°tica de canoagem individual: permitida apenas com equipamentos individuais, mediante agendamento nas guardarias.
– Pr√°tica de stand up paddle: mediante agendamento nas guardarias.
РPrática de natação: permitida exclusivamente para fins de treinamento, apenas no trecho compreendido entre o Canal 5 e o Aquário Municipal.

PROIBIDAS
РAtividades físicas ou esportivas coletivas.
– Banhos de mar.
РInstalação ou utilização de cadeiras, guarda-sóis, esteiras, barracas e afins.
РPrática de comércio ambulante.
РConsumo de alimentos e bebidas alcoólicas.
РPasseio com animais domésticos ou de estimação.
РQualquer fim turístico.
РUtilização de bancos, cadeiras, mesas, parques infantis, brinquedos, aparelhos de ginástica e academias ao ar-livre da orla e da faixa arenosa.

BLITZ
A Blitz Covid-19 deste final de semana (dias 4 e 5), foi a maior das tr√™s j√° realizadas, sendo realizados testes em 15.199 pessoas entre a Regi√£o Central e na √Ārea Continental, sendo 1.175 resultados positivos do novo coronav√≠rus (7,7% do total).
A quantidade de testagens somaram 37.880 exames. Nas opera√ß√Ķes anteriores, foram atendidos 12.264 mun√≠cipes na Zona Noroeste e outros 10.417 nos Morros.
As testagens foram realizadas em sete pontos, voltadas prioritariamente para os mun√≠cipes com sintomas da doen√ßa que moram no Centro Hist√≥rico, Valongo, Bairro Chin√™s, Vila Nova, Paquet√° e Vila Mathias (Regi√£o Central) e no Caruara, Monte Cabr√£o, Iriri, Barnab√©, Guarap√°, Nossa Senhora das Neves, Cabu√ßu, Trindade e Quilombo (√Ārea Continental).