Da Redação
A Secretaria de Saúde de Guarujá divulgou nesta sexta-feira (24) os números da dengue na Cidade. Até o momento, o MunicÃpio registra desde o inÃcio do ano 76 casos, sendo 18 em janeiro, 21 em fevereiro, 22 em março e 15 casos neste mês de abril.
A Seção de Controle de Dengue contratou 14 novos agentes para trabalhar em mais pontos do MunicÃpio. As equipes já realizaram os bloqueios de nebulização com o uso de inseticidas 3.346 casas, distribuÃdas entre os bairros Vila Zilda, Vila Júlia, Santa Rosa, Cidade Atlântica, Jardim Santa Maria, Jardim Monteiro da Cruz e Pae Cará (Vicente de Carvalho).
Para este sábado (25), estão previstas visitas a residências nos bairros Cidade Atlântica (Enseada) e Jardim Boa Esperança, em Vicente de Carvalho.
A Prefeitura solicita a população para colaborar com alguns cuidados, como sair da casa no momento da nebulização, deixar as janelas abertas, retirar os animais domésticos, cobrir alimentos e utensÃlios que estiverem sobre o fogão, cobrir alimentos dos animais, retornar para casa normalmente após 20 minutos depois de aplicada a inseticida, entre outros cuidados.
Segundo a coordenadora de Combate à s Endemias de Guarujá, Ana Lúcia Gama da Cruz, o momento é de alerta, e a população pode aproveitar o isolamento social, por conta da pandemia decorrente do novo coronavÃrus, para cuidar de suas casas e eliminar larvas do mosquito.
“Os locais onde os agentes costumam encontrar maiores focos do Aedes aegypti são quintais, ralos externos, pratos de plantas, garrafas pet e pneus”, alerta a coordenadora, destacando também a necessidade de sempre verificar a caixa d’água para ver se está coberta, piscinas e outros recipientes que acumulam água.
É importante lembrar que, a ação depende das condições climáticas. Desta forma, se chover, mesmo que garoa fina, o cronograma de serviços poderá sofrer alterações, e uma nova data será marcada.
Foto: Divulgação