Da Redação
Num fim de semana de ressaca e mar agitado, os oficiais do Grupamento de Bombeiros Marítimo (GBMar) tiveram trabalho nas praias de todo o litoral de São Paulo. Foram realizados 99 salvamentos de sexta-feira (5) a domingo (7). Mas duas pessoas morreram na Baixada Santista e uma está desaparecida.
No sábado (6), em São Vicente, houve um caso de afogamento na praia de Itaquitanduva, que não é povoada nem guarnecida pelo Corpo de Bombeiros.
Um casal pegava mariscos quando foi atingido por uma onda. O homem escorregou, mas permaneceu na área costeira e conseguiu ser retirado com a ajuda dos sobrinhos e o apoio do bote de salvamento do GBMar. Com fratura no úmero (osso do braço) e várias escoriações, ele foi levado pelo helicóptero Águia da Polícia Militar até o emissário submarino de Santos e, posteriormente, encaminhado à Santa Casa.
Já a mulher, de 53 anos, foi arrastada pela onda e desapareceu. O corpo foi encontrado somente no domingo, em local de difícil acesso pelo Corpo de Bombeiros e retirado com auxílio do Águia.
Praia Grande
Também no sábado, em Praia Grande, uma mulher de aproximadamente 60 anos já estava em parada cardiorrespiratória quando recebeu os primeiros socorros do guarda-vidas. Ela foi encaminhada ao Hospital Irmã Dulce, mas após várias tentativas de reanimação, não resistiu.
No dia seguinte, também em Praia Grande, no trecho próximo à Avenida Rio Branco, três amigos foram puxados pela forte correnteza. Um deles conseguiu voltar para a areia e pediu socorro. Uma das vítimas que já estava em processo de afogamento foi salva pelos bombeiros com o auxílio de uma prancha. Mas o outro homem, de 27 anos, morador da Capital, afundou e segue desaparecido.
Números
O GBMar informou que, neste ano, realizou 974 salvamentos em todo o litoral paulista, que engloba as praias da Baixada Santista, do Vale do Ribeira e do Litoral Norte. Foram 139 somente em fevereiro. Nove pessoas morreram desde o início de 2021.
Foto: Reprodução/Aconteceu em Bertioga