Da Redação
A Polícia Militar, por meio do 3º Batalhão de Polícia Ambiental (BPAmb), apreendeu um quilômetro de rede de pesca irregular, no mar de Bertioga. Com a ação policial, diversos peixes foram devolvidos para a água com vida.
Uma equipe do Grupamento Tático, do policiamento marítimo, realizava suas atividades quando encontrou uma rede de emalhe de fundo sem a identificação do pescador profissional responsável. Além disso, não estava sendo realizado a pesca assistida, contrariando o estabelecido na legislação vigente.
Com isso, os militares iniciaram a recolha do equipamento, constatando, em seus mil metros, a existências de diversos peixes enroscados, a maioria com vida, os quais foram imediatamente soltos e devolvidos ao mar.
Infelizmente, entre os peixes localizados sem vida, foi apreendido um filhote de tubarão-martelo, com apenas 70 centímetros e cinco quilos. O peixe, elencado como espécie ameaçada de extinção no Estado de São Paulo, foi encaminhado a uma instituição especializada em resgates de animais marinhos, no município de Guarujá.
Ajude você também!
A PM Ambiental conta com a ajuda da população para denunciar práticas ilegais e irregulares no litoral paulista. Para isso, basta ligar nos telefones abaixo.
Litoral Norte: (12) 3842-0123 / (12) 3842-0355
Litoral Centro: (13) 3348-4774 / (13) 3348-4773
Litoral Sul: (13) 3853-5750
Foto: Divulgação Polícia Militar Ambiental