Da Redação
O samba – gênero mais representativo da música brasileira, e que tem em uma mulher, Tia Ciata, uma das figuras responsáveis pelo surgimento do ritmo, embalou a noite de sábado (19), no Teatro Guarany, numa celebração ao ser feminino, com o show Divas do Samba.
No palco, quatro cantoras – Claudia França, Elenira, Sandrinha da X-9 e Simone Ancelmo – interpretaram canções que ficaram famosas nas vozes de dona Ivone Lara, Beth Carvalho, Alcione, Elza Soares e Clara Nunes. A celebração marca mais uma atividade promovida pela Prefeitura dentro das comemorações do Mês da Mulher.
A cantora Elenira foi a responsável por abrir a apresentação com ‘Alguém me avisou’, eternizada nos corações e mentes pela diva dona Ivone Lara.
Em seguida, Sandrinha da X-9 entrou com ‘Pintura sem arte’, composta por Candeia e que ganhou novas notas e tons na voz de Alcione. Simone Ancelmo chegou entoando ‘Conto de Areia’, de Clara Nunes’. Claudia França começou com ‘Zé do Caroço’, de Leci Brandão.
HOMENAGEM
A noite também foi marcada por homenagens a duas mulheres que vivem do samba: Selma Donizetti Lessa de França, a Selminha da X-9, e Laudicea Maria da Silva, integrante e defensora das cores da Real Mocidade.
Outro destaque da noite foi a abertura da exposição fotográfica ‘Elas por Elas’, com imagens captadas pelas lentes das fotógrafas Fernanda Luz, Isabela Carrari, Sibylla Ventura, Susan Hortas e Vanessa Rodrigues.
Durante o perÃodo de lockdown, as cinco fotógrafas realizaram uma ocupação virtual das redes sociais em comemoração aos 25 anos do Museu da Imagem e do Som de Santos (Miss). Com o retorno dos eventos presenciais, ‘Elas por Elas’ ganhou as cores e a textura do papel fotográfico. Celebrando o mês da mulher, a mostra fica em cartaz no Teatro Guarany até o fim de março.
Foto: Carlos Noguiera/PMS