Da Redação
A Prefeitura de Santos lança, nesta quarta-feira (1º), o edital da concorrência pública para a concessão dos serviços públicos integrados de limpeza urbana e manejo de resÃduos sólidos.
A Parceria Público-Privada (PPP) prevê diversas melhorias nos serviços de coleta, processamento, destinação, entre outros procedimentos, com impactos positivos para o meio ambiente.
O aviso da licitação está publicado no Diário Oficial do MunicÃpio desta quarta (1º) e o edital completo ficará disponÃvel no http://www.santos.sp.gov.br/licitasantos.
Com o novo modelo de contrato, a PPP, estão previstas diversas melhorias e incrementos operacionais, entre eles a duplicação de contentores do lixo domiciliar, construção de uma moderna estação de transbordo, unidades de processamento de resÃduos da construção civil e de processamento de resÃduos volumosos, recuperação do antigo Aterro da Alemoa, instalação de ecopontos e ampliação da coleta seletiva, rastreamento e monitoramento dos caminhões de coleta e sistema de atendimento ao usuário (ver mais abaixo).
“A concessão vai ampliar a limpeza e a zeladoria da nossa cidade, com tecnologia de ponta desde a coleta até a destinação final. Ela também promoverá educação ambiental e a conscientização da população com foco na não geração, redução e reciclagem dos resÃduos”, destaca o prefeito Rogério Santos.
Proposta
A proposta foi elaborada pela Prefeitura em conjunto com a Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe), órgão vinculado à USP, que ficou responsável pela modelagem econômico-financeira.
O vencedor deverá realizar, ao longo da concessão, investimentos de R$ 633 milhões em obras, equipamentos e serviços operacionais. O critério de julgamento para definir a proposta vencedora será o menor valor da contraprestação pública (40%) com a melhor técnica (60%).
O secretário municipal de Planejamento e Inovação, Fábio Ferraz, destaca que se trata da primeira Parceria Público-Privada (PPP) da história da Cidade pelas diretrizes da lei federal nº 11.079/2004. Também é um modelo pioneiro entre os municÃpios da Baixada Santista, que vai promover maior reintegração ambiental, melhorias na disposição final e o enquadramento à PolÃtica Nacional dos ResÃduos Sólidos.
“Os investimentos do parceiro privado irão aumentar a eficiência dos serviços e trazer uma solução de menor custo em relação à aplicação pelo próprio MunicÃpio, com benefÃcio de R$ 369 mil/mês, o chamado ‘value for money’ (custo-benefÃcio)”, explica Ferraz.
Consulta pública
A concorrência foi precedida de audiências públicas realizadas em 15 de outubro de 2021 e 26 de novembro do mesmo ano.
Os munÃcipes, instituições e empresas também puderam enviar sugestões e questionamentos durante consulta pública com prazo de 30 dias (15 de outubro a 14 de novembro), presencialmente e por meio do site www.santos.sp.gov.br/pppresiduos.
No endereço eletrônico foram disponibilizadas todas as informações sobre o processo, incluindo as minutas dos editais e do contrato, as mais de 100 manifestações recebidas e suas respectivas respostas.
Compostagem foi mais solicitada
A inclusão da compostagem, tema mais solicitado durante a consulta (18% das manifestações), foi uma das propostas incorporadas à concessão.
Um pátio com esta finalidade, com capacidade diária de 15 toneladas, ficará próximo à futura nova Estação de Transbordo, sendo abastecido com os resÃduos das feiras-livres e do Mercado Municipal e o adubo resultado do processo biológico será usado nos jardins da orla e praças da Cidade.
Entrega de documentos
Os documentos de habilitação e as propostas técnicas e econômicas podem ser entregues pelas empresas ou consórcios à Comissão Especial e Transitória de Licitações (Rua D. Pedro II, nº 25 – 4º andar – Centro) até as 9h do dia 20 de julho.
No mesmo dia, às 9h15, haverá a abertura do envelope 1 (habilitação). A vistoria técnica obrigatória deve ser feita até 19 de julho.
Confira os serviços incluÃdos na concessão
Coleta e transporte de resÃduos sólidos domiciliares
Varrição manual e mecanizada das vias públicas
Limpeza da faixa de areia e dos jardins da orla
Limpeza, lavagem e desinfecção dos locais das feiras-livres
Limpeza do Mercado Municipal
Limpeza e lavagem de túnel
Serviços de raspagem, capinação e roçagem de vias e logradouros
Remoção de resÃduos inertes volumosos
Lavagem de vias, logradouros, calçadas, praças, calçadões e bulevares
Limpeza de encostas e morros, de espelhos d’água e serviços diversos
Operação da estação de transbordo e transporte dos resÃduos sólidos urbanos
Disposição final dos resÃduos em aterro licenciado
Fornecimento, manutenção e higienização de contentores
Coleta, transporte, tratamento e destinação de resÃduos da saúde (lixo séptico)
Coleta e transporte de resÃduos dos postos de entregas voluntárias
Operação das Unidades de Triagem de ResÃduos Sólidos Recicláveis, de Processamento de ResÃduos da Construção Civil e de Processamento de Volumosos
Coleta e transporte de resÃduos inservÃveis e volumosos e da coleta seletiva
Operação e manutenção dos ecopontos fixos e volantes
Principais investimentos previstos
EDUCAÇÃO E RECUPERAÇÃO AMBIENTAL
Até R$ 1,2 milhão/ano em programas de educação ambiental e conscientização pública sobre os serviços
Criação de um Centro de Educação Ambiental, voltado para exposições e apresentações, principalmente para crianças e jovens
Ações em parceria com as comunidades, entidades e ONGs com foco na não geração, redução, reutilização, reciclagem e tratamento dos resÃduos
Recuperação do antigo Aterro da Alemoa, área de 440 mil m² que recebeu resÃduos por mais de 30 anos
ATERROS E TRATAMENTO
Destinação dos resÃduos para tratamento ou aterro sanitário licenciado
Nova estação de transbordo construÃda dentro das normas ambientais e com tratamento de gases e odores e outras melhorias
Implantação de Unidade de Triagem de ResÃduos Sólidos, com a inclusão de maquinários
Implantação de Unidade de Processamento de ResÃduos da Construção Civil – espaço próprio com mais recursos para reaproveitamento e reúso dos materiais
Implantação de Unidade de Processamento de ResÃduos Volumosos, com equipamentos para triturar itens reutilizáveis (vidros, madeiras etc.)
COLETA DOMICILIAR E SELETIVA
Número de contentores de resÃduos domiciliares passará de 3.600 para 7.700 (incluindo reserva técnica)
Mais áreas atendidas e melhor acondicionamento dos resÃduos
Colocação de 634 bases para manter o posicionamento dos contentores
Ampliação da coleta seletiva (reciclável) de uma para duas vezes por semana em bairros com maiores demandas
Disponibilidade de 6 ecopontos fixos, 2 ecopontos volantes e 400 pontos de entrega voluntária (PEVs) para o recebimento dos resÃduos recicláveis
Substituição de caminhões compactadores por carroceria gaiola
Coleta especial de vidros
LIMPEZA
Equipe especÃfica para varrição de praças para maior eficiência e adoção de novas formas de execução do serviço
Implantação de limpeza com catamarã para coleta de resÃduos flutuantes em áreas de mangue, rios e canal do Estuário
TECNOLOGIAS E SERVIÇOS
Sistema de Rastreamento e Monitoramento da frota de caminhões de coleta
Implementação de um Centro de Controle Operacional
Sistema de Atendimento ao Usuário para assistência e orientação ao cidadão
Foto: Arquivo PMS