PUBLICIDADE

Santos / Cotidiano

Prefeito Rogério Santos fala sobre desafios e projetos para a cidade em 2023

Da Redação

A programação dos 477 anos de Santos segue intensa, sendo previsto várias atividades não apenas para hoje (26), mas eventos que acontecem até o final da semana.

A Revista Mais Santos fez uma entrevista com o prefeito Rogério Santos para falar sobre os projetos e ações previstas para acontecer ainda este ano. Acompanhe.

MAIS SANTOS: Qual o desafio que o Sr, como prefeito, entende demandar de uma atenção maior por parte das autoridades em relação a melhorias na qualidade de vida, moradia e trabalho aos moradores da Baixada Santista?

PREFEITO: Este ano, recebemos aqui em Santos, dois eventos internacionais, inéditos na América Latina, ambos realizados pela Unesco. O primeiro, em julho, foi a XIV Conferência Anual da Rede de Cidades Criativas da Unesco (UCCN), que teve a presença de inúmeras cidades de todo o Planeta, que vieram aqui para debater o tema ‘Criatividade, caminho para a igualdade’. Já no mês de outubro recebemos o Diálogos da Cultura Oceânica, consolidando nossa Cidade como centro internacional para o debate de políticas públicas sustentáveis. Isso quer dizer que Santos pensa o desenvolvimento econômico em equilíbrio com o meio ambiente, com o desenvolvimento humano, e esse trabalho tem obtido reconhecimento no exterior.

Sabemos dos nossos desafios e estamos trabalhando com planejamento, transparência, foco e responsabilidade, sem nunca perder a sensibilidade, ouvindo as demandas da sociedade e buscando soluções duradouras. Ou seja, criamos políticas públicas que asseguram direitos na forma da lei. Também mantemos diálogo aberto com todas as esferas de governo, com a iniciativa privada e com a sociedade civil, pois ninguém faz nada sozinho, e somente com união de esforços conseguiremos atingir nosso objetivo de construir um mundo mais cidadão, mais humano.

Diante desse conceito de governança, para 2023 iremos inaugurar a primeira estação de bombeamento da Zona Noroeste, no final da Av. Haroldo de Camargo, ajudando a evitar os alagamentos naquela região; e já planejamos as próximas. Também daremos continuidade às obras de drenagem e contenção de encostas nos morros.

A habitação também terá destaque com a entrega de novos conjuntos residenciais e dos projetos arquitetônico e executivo do Parque Palafitas, ação pioneira que busca o assentamento das famílias residentes no Dique da Vila Gilda de forma digna e sustentável. Destaque, ainda, para a entrega das chaves de 1.120 unidades habitacionais no conjunto habitacional Tancredo Neves 3, localizado no bairro Cidade Náutica, em São Vicente, no mês de janeiro, destinadas a famílias de áreas de risco socioambiental também de Santos.

As iniciativas para a revitalização do Centro também continuam por meio do incentivo à habitação no modelo retrofit, aprimoramento da segurança, realização de eventos, reforma de prédios históricos e praças, isenções fiscais para investidores e atração de universidade e órgãos públicos para o bairro, potencializando a movimentação de público e o comércio. O Mercado Municipal passa por reforma e abrigará estabelecimentos tradicionais como quitandas e outros voltados à economia criativa. Haverá a segunda fase da linha do VLT passando em sua porta, depois seguindo até o Valongo. Trata-se de outra importante ação para o maior movimento de pessoas e a mobilidade urbana.

Na orla, entregaremos a totalidade do projeto Novo Quebra-mar, que terá playground temático, fontes interativas, pista olímpica de skate, novo portal e praça de alimentação. Já entregamos a pista pump track, quadra de basquete 3 X 3 (um sucesso), pista de patinação e o novo palco, ao lado do palanque de jurados do surfe.

Queremos escola em tempo integral para 75% dos alunos da rede municipal. Já estamos em 60%, o que é muito além do exigido. Essa é uma das minhas promessas de campanha e estou cumprindo, adquirindo edifícios como os prédios da antiga escola Marza, no Gonzaga, e da Strong, na Vila Nova, estratégicos para absorver essa demanda. Além disso, há o início das obras da nova UME Azevedo Júnior, na Praça Nicolau Geraigire, na Zona Noroeste, previsto para janeiro. Trata-se do maior complexo educacional público de Santos, no bairro São Manoel. Uma parceria da iniciativa privada, através da Lei de Compensações, e recursos municipais. Ao longo do ano também serão realizadas reformas em escolas da Zona Noroeste.

Na Saúde, nossa atenção ao covid-19 e a serviços essenciais continua de forma constante. Além disso, vamos inaugurar, em parceria com a iniciativa privada, a primeira policlínica do Dique da Vila Gilda neste mês de janeiro, atendendo à demanda histórica dessa comunidade. Também será implementado o Programa de Saúde da Família para seis mil famílias da localidade. Está prevista, ainda, a implantação da policlínica da Vila Progresso e, no São Jorge, Santa Maria e Caneleira, uma Unidade da Saúde Família. Outro destaque para as obras da policlínica do Macuco e Estuário, que estão adiantadas e têm fundação pronta.

Primando por uma administração humana, uma das iniciativas que muito me orgulha, e que terá continuidade em 2023, ocorre na Ecofábrica da Zona Noroeste, que abriga o Projeto Reeducando. Nele, 260 pessoas do sistema prisional semiaberto estão tendo a oportunidade de qualificação. Esse grupo colabora na zeladoria da Cidade e aprende ofícios como marcenaria, carpintaria, elétrica, hidráulica.

Ainda estão previstas obras de drenagem e remodelagem de vias específicas para o desenvolvimento econômico, como a Álvaro Guimarães, na Zona Noroeste. Ela terá um planejamento urbano semelhante ao executado no Gonzaga, com novas calçadas, paisagismo e arborização. Na Ponta da Praia, a Rua Trabulsi será repaginada com nova iluminação, paisagismo, calçada e drenagem. O Dique da Vila Gilda também terá obras de pavimentação, assim como a Avenida Rangel Pestana e todo o Canal 1.

 MAIS SANTOS: Santos é considerada uma referência em termos de qualidade de vida. O Sr entende que ainda temos desafios a serem superados? Quais?

PREFEITO: Sempre digo que não há cidade pronta. O dia a dia do município é muito dinâmico e a administração municipal tem que estar preparada para tomar as medidas necessárias diante de cada novo desafio. Santos investe em uma gestão profissional, com o planejamento e a execução de ações feitas por uma equipe especializada, e com a mensuração de resultados realizada com base em um plano anual de metas e resultados. Isso nos permite acompanhar o cotidiano do Município em detalhe, sempre priorizando a ética e transparência em nosso trabalho. Também mantemos diálogo direto com a sociedade civil, entendendo as demandas da população e buscando as soluções pertinentes e sustentáveis. Esse diálogo também ocorre com os governos estadual e federal, e com a iniciativa privada. Ninguém faz nada sozinho, por isso é necessária a parceria com os diversos setores da sociedade para que os objetivos de Santos sejam alcançados. Ou seja, que consigamos conciliar o desenvolvimento econômico com o desenvolvimento humano, formando uma sociedade menos desigual e cidadã. Essa é qualidade de vida que buscamos para Santos: de uma cidade moderna, sustentável e que ofereça habitação digna, oportunidades de emprego, renda e capacitação profissional às pessoas. Qualidade de vida é dignidade e cidadania.    

MAIS SANTOS: Deixe uma mensagem aos santistas para 2023.

PREFEITO: Santos é uma cidade linda e tem como maior patrimônio o santista, tanto o de berço como aquele que escolheu viver aqui. Temos uma população acolhedora e cidadã, que sabe cobrar nos momentos oportunos e está sempre disposta a colaborar para o desenvolvimento do Município. Essa parceria é fundamental para que consigamos avançar ainda mais nos projetos e, ao mesmo tempo, manter a qualidade de vida que tanto nos orgulha. Que este 2023 seja de paz, união e prosperidade para todos. Desejo muita saúde e realizações, que conseguiremos com muito trabalho, foco e parceria. Contem com minha dedicação para a construção de uma cidade cada vez melhor.   

Foto: Arquivo