PUBLICIDADE

Região / Saúde

Praia Grande realiza Semana de Mobilização Social no Controle às Endemias

Atividades acontecem de 20 a 24 de março e consistem na orientação junto aos munícipes,  palestras e distribuição de panfletos.

 

 

Foto: Imagem Ilustrativa

Da redação

O Brasil registrou quase 160 mil casos de dengue entre janeiro e fevereiro de 2023. Um aumento de 46% em relação ao mesmo período de 2022.  Pensando nisso, a prefeitura de Praia Grande realiza de 20 a 24 de março a Semana de Mobilização  Social no Controle às Endemias. O evento faz parte do calendário da  Secretaria Estadual de Saúde e visa combater o Aedes Aegypti, mosquito  transmissor das arboviroses (doenças causadas pelo arbovírus – vírus  da dengue, Zika vírus e chikungunya).

Durante toda a semana, o setor de Informação, Educação e Comunicação  (IEC), da Saúde Ambiental da Secretaria de Saúde Pública (Sesap) de  Praia Grande, percorrerá escolas estaduais, obras de conjuntos  habitacionais e bairros com ações de orientação junto aos munícipes,  palestras e distribuição de panfletos.

Nas escolas, a equipe do IEC vai realizar palestras em dois períodos:  manhã e tarde. Com conteúdo teórico e prático, a Sesap contará com o  apoio dos professores, que também abordarão o assunto durante as aulas  para reforçar a importância do combate às arboviroses, transformando  as crianças e os jovens em multiplicadores das informações.

“Essa semana tem o intuito de mobilizar a sociedade para que ela  entenda que a dengue, a chikungunya e a zika não são mais só um  problema de saúde, mas também um problema social, pois são os nossos  hábitos que fazem com que a doença se perpetue. Mas acredito que com  esse trabalho feito nessa semana, com a mesma linguagem em todos os  municípios, vai proporcionar um maior alcance e gerar resultados  positivos nessa questão da educação”, afirma a diretora de Saúde  Ambiental, Maria Fernanda Gonçalves.

Além dessas ações, os agentes de combate às endemias também estarão  intensificando ações de combate às arboviroses no Bairro Tupi. “Na  última análise de densidade larvária feita no começo do ano podemos  observar que o que ganhou no ranking foram os vasinhos de planta, ou  seja, ainda é nosso hábito colocar o pratinho com água embaixo da  planta. Isso já deveria ter sido abolido, deixando as plantas ou  direto no solo ou com terra nesse pratinho. São nossas mudanças de  hábito que vão garantir o sucesso no combate às endemias”, enfatiza  Maria Fernanda.

As  equipes realizam visitas nas residências, bloqueio de criadouros de  mosquitos, intervenção em pontos estratégicos, tais como cemitério,  desmanche de veículos e borracharias e imóveis especiais de grande  circulação de pessoas, como shoppings, edifícios comerciais, colônias  de férias, entre outros.

Faça sua parte 

A população também precisa fazer a sua parte na  guerra contra o mosquito Aedes aegypti. Vasilhames, garrafas, pneus  descobertos e os famosos pratinhos dos vasinhos de plantas ainda são  os grandes vilões, pois acumulam água parada, criadouro perfeito para  o mosquito transmissor. Medidas simples dentro das residências como  telar ralos, limpar calhas periodicamente e colocar areia nos pratos  de plantas fazem grande diferença na luta contra a proliferação do  mosquito vetor das doenças.

Confira a programação da Semana de Mobilização Social no  Controle às Endemias em Praia Grande:

Segunda (20.03) – E. E. Professora Sylvia Mello (Antártica) e E. E.  Alfredo Reis (Vila Sônia)
Terça (21) – E. E. Laudelino Fernandes (Caiçara) e E. E. Jardim  Boipeva (Ocian)
Quarta (22) – Obras do Conjunto Habitacional Brisa do Mar (Vila Sônia)
Quinta (23) – E. E. Oswaldo Luiz Sanchez Toschi (Guaramar)
Sexta (24) – E. E. Professora Maria Pacheco Nobre (Boqueirão)