Os abrigados recebem um kit de higiene, roupas limpas se for necessário, duas refeições (jantar e café da manhã) e o mais importante: um lugar protegido e quente para descansar a cabeça e o corpo, longe dos perigos das ruas e do inverno por pelo menos uma noite.

Foto: Divulgação / Prefeitura de Santos
Da redação
A Prefeitura de Santos inaugurou na noite desta segunda-feira (5), o abrigo emergencial Casa de Inverno, para abrigar moradores de rua, nesta época do ano. O equipamento oferece 50 vagas divididas em nove quartos que levam nomes como Felicidade, Otimismo e Amor. O abrigo fica na Rua General Câmara, 249 (Centro), e funciona das 18h às 7h. A unidade se soma à rede de acolhimento da Cidade que, agora, chega perto das 400 vagas.
Os abrigados recebem um kit de higiene, roupas limpas se for necessário, duas refeições (jantar e café da manhã) e o mais importante: um lugar protegido e quente para descansar a cabeça e o corpo, longe dos perigos das ruas e do inverno por pelo menos uma noite. O local também oferece um canil para que os animais de estimação possam pernoitar em segurança.
A prefeita em exercício Renata Bravo participou da abertura da Casa de Inverno e destaca o trabalho da Cidade na recuperação de quem vive nas ruas. “Santos é referência histórica no atendimento às pessoas em situação de rua. E ao mesmo tempo em que soluciona a questão emergencial de tirar estas pessoas das ruas para que não sofram com o frio, oferece a chance de recuperação com toda uma rede de serviços”.
A rede de acolhimento inclui ainda a Seção de Acolhimento e Abrigo Provisório de Adultos, Idosos e Famílias em Situação de Rua (Seacolhe-Aif) e Seção Abrigo para Adultos, Idosos e Famílias em Situação de Rua (Seabrigo-Aif). Também são oferecidas vagas nas instituições conveniadas – Albergue Noturno, Casa das Anas e a Casa de Passagem Êxodo.
Além dos abrigos, Santos conta com o Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua, o Centro Pop (Rua Amador Bueno, 446, Vila Nova), que oferece diversos serviços como ajuda na emissão de documentos e o recâmbio qualificado, que é a volta da pessoa à cidade de origem a partir do contato com a família ou com os serviços de assistência social do Município.
A Cidade conta também com o serviço de Abordagem Social, que funciona 24 horas por dia e busca a criação de vínculos com a população em situação de rua e o encaminhamento aos serviços do desenvolvimento social e à rede de acolhimento da Cidade. A abordagem pode ser acionada por meio do telefone 153.