O autor do xingamento é um torcedor santista de 19 anos, que chamou o jogador de “macaco”.
Foto: Raul Baretta / Santos FC
Por Vinícius Farias
Policiais do 2º Distrito Policial de Santos identificaram um homem de 19 anos, como o autor de uma ofensa racista, contra o atacante do Santos Futebol Clube, Bruno Mezenga. O jovem era torcedor do peixe e disse o xingamento em um grupo de Whatsapp, chamando Bruno de “macaco”. O atacante registrou Boletim de Ocorrência no dia 1° de junho.
O ato racista teria sido motivado após o atacante santista perder o pênalti que desclassificou o Santos, nas oitavas de final da Copa do Brasil, contra o Bahia, no dia 31 de maio, na Arena Fonte Nova, em Salvador.
Durante o jogo, o jogador chegou até a empatar a disputa, onde o alvinegro praiano perdia, levando para as cobranças de penais, mas mesmo assim não deixou de ser alvo do ato racista.
A mensagem foi enviada para um grupo de torcedores santistas, identificado como “Santos Depressivo”, às 21h25, e dizia o seguinte: “Eu saí da faculdade, ‘vim’ escutar o jogo na rádio pq vi que ia pros pênaltis. Vi que o JP (João Paulo) precisava pegar pro Santos não ser eliminado, já sabia que ia perder aí. Na hora que ele pegou nem acreditei. E o desgraça macaco do Mezenga erra.”
De acordo com a Polícia Civil, no dia seguinte, circulava nas redes sociais uma postagem em aplicativo de mensagem com ofensa de cunho racista contra vítima. Os policiais iniciaram as investigações e conseguiram identificar o autor da postagem. Todos os procedimentos de Polícia Judiciária serão enviados à 6ª Delegacia de Repressão aos Delitos de Intolerância Esportiva – DRADE do DOPE/SP que ficará responsável pela continuidade das investigações.