Sete policlÃnicas da cidade santista e o Cemas (Centro de Especialidades Médicas e Ambulatoriais) de Praia Grande vão aplicar vacinas para todas as idades, com o objetivo de atualizar a carteira de vacinação da população.Â
Foto: Divulgação / Prefeitura de Santos
Por VinÃcius Farias
Quem não teve tempo de se vacinar durante a semana, a oportunidade é se imunizar durante o fim dela. Em Santos e Praia Grande, sete policlÃnicas da cidade e o Cemas (Centro de Especialidades Médicas e Ambulatoriais) vão aplicar vacinas para todas as idades, com o objetivo de atualizar a carteira de vacinação da população.
Para receber a vacina, é  necessário levar um documento oficial com foto, comprovante de residência e carteira de vacinação. As vacinas de rotina que fazem parte do calendário nacional de imunização são oferecidas de acordo com a idade. A lista dos imunizantes disponÃveis pode ser conferida no site do Ministério da Saúde.
Em Santos, as sete policlÃnicas da cidade vão funcionar apenas neste sábado (29), das 9h à s 15h30. Em Praia Grande, o Cemas vai atender das 9 à s 15 horas, no sábado (29) e domingo (30). Em ambas as cidades vão ser disponibilizados imunizantes contra a covid-19, gripe, meningite, HPV e outras doenças.
De acordo com a Prefeitura de Santos, estarão abertas as unidades: Piratininga (Praça João de Moraes Chaves s/nº), Rádio Clube (Avenida Hugo Maia s/nº) e São Jorge (Rua Francisco Ferreira Canto, 351), na Zona Noroeste; Caruara (Rua Andrade Soares s/nº), na Ãrea Continental; Conselheiro Nébias (Avenida Conselheiro Nébias, 457) e Vila Mathias (Rua Xavier Pinheiro, 284), na região Central; Nova Cintra ( Rua José Ozéas Barbosa s/nº), nos Morros.
As unidades Caruara, Conselheiro Nébias, Nova Cintra, Piratininga, Rádio Clube e Vila Mathias oferecem as doses das vacinas Pfizer Baby e Pfizer Pediátrica contra a covid-19, aplicadas em crianças de 6 meses a menores de 12 anos.
Segundo a Secretaria de Saúde Pública (Sesap) de Praia Grande, é possÃvel  receber a vacina contra a influenza junto com o imunizante que combate  a covid-19, não tendo necessidade de intervalo entre as vacinas.
Confira abaixo as doses indicadas da covid-19 para todas as faixas etárias:
– 1ª, 2ª e 3ª doses (esquema primário) para bebês de 6 meses a 2 anos;
– 1ª e 2ª doses (esquema primário) para crianças acima de 3 anos;
– 1º reforço para pessoas acima de 5 anos;
– 1º reforço para crianças de 3 e 4 anos que receberam duas doses de  Coronavac;
– 2º reforço para pessoas com mais de 18 anos e imunossuprimidos entre  12 e 17 anos;
– 3º reforço para imunossuprimidos com mais de 18 anos;
– Vacina bivalente: pessoas acima de 18 anos, indivÃduos com  comorbidades, deficiência e imunossuprimidos maiores de 12 anos e  gestantes e puérperas acima de 12 anos.