Ação acontece entre os dias 29 de agosto e 6 de setembro, em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) e Estratégias de Saúde da FamÃlia (ESF), de segunda a sexta-feira, das 8h à s 17h.Â
Foto: Imagem Ilustrativa
Da redação
A Prefeitura de São Vicente vai realizar a Semana da Conscientização e Prevenção ao Câncer, com diversas ações para alertar e conscientizar a população sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce da doença. Ação acontece entre os dias 29 de agosto e 6 de setembro, em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) e Estratégias de Saúde da FamÃlia (ESF), de segunda a sexta-feira, das 8h à s 17h.
Segundo a administração municipal, os moradores da cidade vão poder realizar e agendar exames preventivos dos cânceres de mama, do colo do útero, de próstata e de boca, e caso os resultados indiquem alguma suspeita, o paciente será encaminhado para tratamento.
Dia D de Conscientização e Prevenção ao Câncer
Para atender munÃcipes que não conseguem ir ao posto durante a semana, a Sesau vai abrir no sábado (26) duas unidades de saúde para atendimento. A UBS Central (Avenida Antonio Emmerich, 509, Vila Cascatinha), na Ãrea Insular, e a ESF Humaitá (Rua Alfredo das Neves, 319), na Ãrea Continental, vão funcionar das 9h à s 14h, com diversas atividades de promoção à saúde.
As duas unidades vão contar com atendimento médico, incentivo e prática de exercÃcios fÃsicos, imunização com todas as vacinas do calendário (inclusive a que previne o HPV), avaliação e triagem com dentistas para detecção do câncer de boca, coleta de exame citopatológico e solicitação de testes de próstata e mama, de acordo com o protocolo do ministério da Saúde, entre outros.
Carreta da MamografiaÂ
Para reforçar a Campanha de Conscientização e Prevenção ao Câncer, de 29/8 a 9/9, a Ãrea Continental de São Vicente receberá a Carreta da Mamografia, do Programa Mulheres de Peito, da Secretaria de Saúde do Estado. O veÃculo ficará estacionado na Avenida Doutor Ulisses Guimarães, 209, em frente à Subprefeitura.
Mulheres com idades a partir de 35 e até 69 anos vão poder fazer a mamografia sem pedido médico. Já idosas com mais de 70 anos, precisam apresentar encaminhamento. Para o exame, é necessário apresentar o RG e o cartão SUS.
O atendimento será realizado por demanda espontânea, através de senhas que serão entregues a 50 pessoas, das 8h às 17h, de segunda a sexta-feira. Aos sábados serão 25 números disponibilizados, das 8h às 12h.