PUBLICIDADE

Santos / Polícia

Câmeras de monitoramento de Santos ajudam a prender fisiculturista acusado de agredir a namorada

O monitoramento do Centro de Controle Operacional (CCO) de Santos, interligado ao programa estadual Muralha Paulista, auxiliou na prisão, nesta segunda (14), de um fisiculturista suspeito de agredir a namorada em São Paulo antes de fugir para a Cidade. A abordagem foi realizada pela Polícia Militar (PM), que conseguiu identificar que ele estrava na Avenida Presidente Wilson por meio do reconhecimento da placa do veículo que dirigia.
Assim que tomou conhecimento do crime, a PM da Capital alimentou o sistema do Muralha Paulista com os dados do carro, tornando possível a identificação do foragido em Santos. Já de prontidão, os policiais se deslocaram até a orla da  para a prisão, que foi monitorada pelo CCO. O caso foi registrado como tentativa de homicídio na Delegacia de Defesa da Mulher de Santos.
TECNOLOGIA
Nos principais acessos ao Município e avenidas de maior fluxo, há câmeras dotadas com o sistema OCR (reconhecimento ótico de caracteres, tradução da sigla em inglês), que permite a leitura de placas de veículos, tecnologia utilizada na ocorrência.
Santos possui câmeras localizadas em pontos estratégicos que repassam imagens em tempo real ao programa Muralha Paulista, do Governo do Estado, que tem como principal objetivo a restrição da mobilidade criminal por meio da integração de dados e tecnologias de diversas entidades.
CCO
O CCO, inaugurado em 11 de setembro de 2020, fica no embasamento do Paço Municipal. A unidade conta com o trabalho de 110 integrantes – que se revezam em turnos – das equipes da Guarda Civil Municipal, Defesa Civil, Ouvidoria, Urgência Urbana, Companhia de Engenharia de Tráfego (CET), Samu, Polícia Militar e Guarda Portuária, além do apoio a outras corporações, com supervisão da Secretaria Municipal de Governo (Segov).