PUBLICIDADE

Edição Semanal

75 Anos de Caruara: um refúgio de santos

Entre a Serra do Mar e o Canal de Bertioga, um dos cantos mais singulares de Santos celebra 75 anos de história. Caruara, na Área Continental do município, chega a 2026 reafirmando sua identidade, marcada pela convivência entre natureza, tradição, cultura e a força de uma comunidade que ajudou a transformar o antigo núcleo de chácaras em um dos bairros mais conhecidos da região.
A história de Caruara começou em 1951, quando a antiga Fazenda Caruara foi loteada em 142 chácaras. O local, que tinha forte relação com a produção agrícola, especialmente com o cultivo de banana, passou gradualmente a receber famílias e a formar uma comunidade. Décadas depois, a construção da Rodovia Rio-Santos, a partir da década de 1970, contribuiu para ampliar a integração do bairro e impulsionar seu desenvolvimento.
Localizado a aproximadamente 60 quilômetros do Centro Histórico de Santos, Caruara faz limite com Bertioga e está inserido em uma região de grande importância ambiental. O bairro reúne rios, cachoeiras, manguezais e extensas áreas de Mata Atlântica, formando uma paisagem que contrasta com a imagem tradicional de Santos associada à faixa litorânea.


PUBLICIDADE