Moradores de Santos que desejam parar de fumar podem se inscrever no Programa Municipal de Atenção Intensiva ao Tabagista. Novos grupos serão criados neste mês nas policlÃnicas do Piratininga (Praça João Mendes de Moraes s/nº), Morro da Penha (Rua Três, nº 150) e do São Bento (Rua das Pedras s/nº) e a unidade do Rádio Clube (Av. Hugo Maia s/nº) passa a oferecer o serviço em breve.
Os interessados devem se dirigir à unidade do bairro em que moram para se inscrever. O programa tem duração de três meses, ao longo dos quais são realizados sete encontros com atividades diversas e conduzidos por uma equipe multidisciplinar.
 São ensinadas técnicas como exercÃcios de respiração contra o estresse; é dada orientação sobre atividades fÃsicas e alimentação; além do oferecimento do tratamento de reposição de nicotina (adesivos e goma de mascar) e medicação, conforme prescrição médica.
Outro destaque do programa é o uso do monoxÃmetro, aparelho parecido com um bafômetro, que mede a concentração de monóxido de carbono nos pulmões. Essa medição é realizada no primeiro e último encontros, de forma que os pacientes percebam a diferença caso tenham parado de fumar ou diminuÃdo o uso de cigarros.
“Nosso objetivo não é apenas mudar o hábito relacionado ao fumo, mas fazer com que a pessoa tenha mais qualidade de vida em vários aspectos. Para isso, propomos encontros humanizados, com acolhimento”, destaca Renato Matos, coordenador do Programa.
Foto: Marcelo Martins