O temporal, da última terça-feira (9), deixou cerca de 40 famílias desabrigadas em Peruíbe. O município precisou suspender o expediente, de quarta-feira (10), nos colégios e creches da rede de ensino municipal.
Peruíbe está registrando o maior volume de chuva em poucos dias desde que existem levantamentos pluviométricos. De acordo com dados apurados desde 1963 Departamento de Águas e Energia Elétrica, a média histórica até hoje é de 192,65 milímetros para os 30 dias do mês de abril.
Em 96 horas (4 dias), até as 7 horas de hoje choveu em média mais de 400 milímetros em alguns pontos da cidade, o maior volume registrado ao longo dos anos em tão pouco tempo, provocando alagamentos expressivos em vários bairros da cidade. Apenas das 7 horas de ontem (09) até as 7 horas de hoje (10) choveu 89,50 milímetros no Centro, 118,81 mm no Jardim Veneza e 136,72 mm no Parque do Trevo. Agrava a situação as marés elevadas, o que dificulta em muito o escoamento das águas pelos canais ao Rio Preto e dele ao mar.
Ainda de acordo com a municipalidade, as equipes da Defesa Civil continuam mobilizadas prestando o atendimento à população atingida desde a madrugada de ontem (9) e abrigando-as no Núcleo de Ações Educativas e Sociais (110 pessoas) e no Centro Comunitário do Caraminguava (50 pessoas).
Nesses locais estão acolhidas com roupas e alimentação. No momento estão abrigadas um total de 160 pessoas nos dois locais.
O Fundo Social de Solidariedade está recebendo em sua sede, localizada na Avenida São João, 664, no Centro, doações de colchões, roupas de cama, roupas de banho, cobertores, fraldas descartáveis de tamanhos M e G e alimentos não perecíveis.
As doações durante a noite podem ser feitas na Guarda Municipal, na Rua Rio de Janeiro, 310 – Bairro Stella Maris. Durante o dia no Fundo Social de Solidariedade, localizado na Avenida São João, 664 – Centro. Informações pelos telefones da Defesa Social—3555-2232 e 3453-3448.
SUSPENSAS AS AULAS NA REDE MUNICIPAL
Em razão do pouco escoamento das águas, por causa da baixa vazão dos canais e do Rio Preto, a tendência é a de que ainda teremos lugares com acumulo de água durante um tempo. Por esse motivo estão suspensas as aulas na rede municipal nesta quarta-feira (10).