Aumentou o número de atendimento do ‘cata-treco’ em Santos. De acordo com o levantamento da Prefeitura, o Ãndice alcançou uma elevação de quase 13% em recebimento de ligações para esse serviço.
Nos registros de ligações da Secretária de Serviços Públicos (Seserp), em 2018 foram mais de 22 mil ligações, sendo que, no anterior, o órgão público recebeu 19.640 pedidos.
Esse mesmo balanço também apontou uma redução do recolhimento de materiais em relação ao ano passado. Foram pouco mais de 31 mil toneladas, contra 36 mil em 2017, esse Ãndice representa queda de 14%. Nesse estudo estão incluÃdos recolhimentos mediante agendamento e os descarte irregular na vias públicas.
Segundo o secretário de Meio Ambiente, Marcos Libório, os números demonstram uma evolução no comportamento da população. “Isso é resultado de um grande esforço de todos. Além do Cata Treco, há outras ações de sensibilização como o Recicla Centro, voltado para os comerciantes do Centro descartarem recicláveis de suas atividades, que conseguiu aumentar em mais de 300% a coleta seletiva existente há 28 anos”.
Agendamento
O bairro campeão em agendamentos em 2018 (lista completa abaixo) foi o Embaré com 571 ligações, seguido da Ponta da Praia (385), Boqueirão (325), Aparecida (315) e Campo Grande (313).
A maior parte dos pedidos é para retirada de sofás e armários, mas o serviço recolhe também mesas, cadeiras, colchões, outros móveis domésticos e até entulho de obra.
Como funciona – Quem deseja descartar qualquer tipo de material volumoso quebrado ou sem uso deve ligar de um telefone fixo para 0800-7708770, de segunda a sexta, das 8h à s 17h. O munÃcipe receberá um número de protocolo para ser anexado junto ao material a ser recolhido.
O Cata Treco é realizado de segunda a sábado, de acordo com o cronograma da Prefeitura, com um dia de atendimento por semana para cada bairro. Para fazer o descarte, o material deverá ser colocado às 7h ou 12h em frente ao endereço agendado.
Para cada agendamento podem ser descartadas até três peças como mesa, sofá e poltrona. No caso de entulho de obra, são aceitos até dois agendamentos, cada um para até dez sacos de construção civil. Mais do que isso, recomenda-se contratar empresas especializadas.