O Grupo Liberado Júnior está sempre conectado com as redes sociais! Com a premissa de conhecer ainda mais os digitais influencers da Baixada Santista, nesta última terça-feira (23) o Grupo reuniu alguns dos destaques da região em um encontro descontraído no Nattus Food, em Santos, restaurante do empresário Cássio Campos e da Chef Janaina Cardoso. Também estiveram presentes, Selene Oliveira, organizadora de festas e Thiago Ribeiro, da Caribe Eventos. O encontro teve como objetivo em promover a troca de experiências entre os presentes.
Além de Rafa Ferraz, colaboradora do Grupo e digital influencer, outros profissionais que estiveram no local foram Charlles Robert, Douglas Maurício,Fabíola Ferreira e Lorraine Lopes.
Rafa começou a sua história no mundo da web influenciada pelo amigo Charlles. “Antes disso, desempenhei outras funções. Fui enfermeira e policial civil… Mas, o amor pela produção de conteúdo veio para ficar. Tenho uma rotina muito atribulada, sou casada e mãe de dois filhos, porém, com certeza, consigo cumprir estes papéis com a maior dedicação do mundo”.
Perguntamos a Ferraz sobre a rotina deste tipo de profissional na Baixada Santista:

De seis anos para cá, ocorreram muitas mudanças em sua área de atuação?
De cinco anos para cá deu um boom absurdo. A parte da blogueira mostrar os recebidos, cria uma ilusão, e faz uma alusão, ao que as pessoas subtendem. Não é só ver o que a criadora de conteúdo ganhou, por exemplo! Tem mais coisas por trás! Como o próprio nome já diz, a nossa função tem como objetivo, influenciar.
No meu caso, não quero fazer com que a pessoa apenas para compre! É acima disso! Acredito que temos um poder enorme em nossas mãos! É importante incentivar as pessoas a serem muito mais do que são! Se doe! Influencie alguém! Faça um projeto social! Mostre para a sociedade que você está muito além de um perfil na internet!
Quando comecei, os influenciadores da região que eu tinha conhecimento era o Charlles (@blogdocharles) Juliana Goes (@jujugoes), Tati Lovato (@thatilovato), Adriano Alfaro (@adrianaalfaro). Hoje em dia, você conhece alguém que, já de cara, diz que é blogueira! Esta pessoa nem blog tem, por exemplo! De repente, a atividade dela é atrelada só a rede social do Instagram. Ou seja, é uma instragammer!
Eu alimento o meu site, pago um domínio, tenho o zelo de fazer uma matéria… Ou seja, vai muito além de fazer uma matéria no Instagram.
No Brasil, em perfis de fofoca das redes sociais ou até mesmo nos grandes sites de entretenimento, podemos conferir matérias sobre briga entre blogueiras famosas, por exemplo. Na Baixada Santista, também acontece esta competição?
Rola! Não chega a ser pela falta de empatia pela pessoa em si, mas briga de egos. “Tenho mais seguidor que a fulana, curtida que a beltrana. A loja tal fez parceria com ela e não comigo”, entre outras implicçaões.
Enquanto alguém tem achismo e ego, você não quer influenciar alguém, e sim, se autopromover. O respeito é fundamental!
Pré-julgamentos sempre vão existir. Às vezes recebo perguntas do tipo “Se eu briguei com o meu amigo que também é digital influencer” – detalhe, só porque não estou o tempo todo com ele. As nossas vidas são movimentadas, não dá para ficar o tempo todo junto… isso não significa que eu não goste dele, né? (risos) Amo-o! Ou como: “Você viu que fulana foi na sua loja fechar parceria?”. Gente… que besteira! (risos).
Como os empresários vêm os digital influencers?
Há uma procura. Mas em Santos… ainda é mínima. E não sei o porquê disso! Se é pelo fato de terem surgido muitos influenciadores aqui, talvez. Os mais antigos e que são super focados em conteúdo de qualidade, dependendo, acabam ficando de lado porque podem não ter um número de seguidores expressivos. E isso é muito relativo! O importante, sem dúvida, é o engajamento!
Números expressivos de seguidores, não significam, necessariamente, resultados expressivos para o contratante! O importante é que os seguidores do influencer sejam ativos, participem dos comentários, comprem a ideia… enfim. Infelizmente, um ou outro contratante acaba não percebendo que é importante ver além do número de seguidores…
Porém, já existem empresas que entendam esta visão.
Se você pudesse resumir em uma pequena frase, o que é preciso para ser um bom influenciador digital, qual diria?
Seja você!
Nesta galeria, você poderá conferir os arrobas dos participantes deste encontro:
- Fabíola Ferreira (@prontaparaosim)
- Lorraine Lopes Santoni (@lorrainelopessantoni)
- Douglas Maurício (@douglasmauricios)
- Charlles Roberto (@blogdocharlles)



