Desde o inÃcio de sua campanha, no dia 10 de abril, a vacina de imunização contra a gripe chegou a vacinar 156 mil pessoas. Dados que somam todos municÃpios do estado, feitos pela Secretaria da Saúde, mais de 1,8 milhão de pessoas foram vacinadas nos 12 dias da campanha contra o vÃrus Influenza. A campanha vai até 31 de maio.
Entre os vacinados, até o dia 25 de abril, cerca de 700 mil crianças (com idade maior que 6 meses e menor que 6 anos); 120 mil gestantes, 27 mil puérperas, 692 mil idosos, 117 mil profissionais da saúde, 2 mil indÃgenas, 25 mil professores e 161 mil pacientes com doenças crônicas, entre outros
Os primeiros grupos a receberem a vacina foram crianças, gestantes e puérperas (mulheres que tiveram filhos nos últimos 45 dias). No dia 22 de abril, outros grupos começaram a receber as doses, como idosos a partir dos 60 anos, trabalhadores de saúde, indÃgenas, professores, pacientes diagnosticados com doenças crônicas, entre outros.
O “Dia D†está marcado para o dia 4 de maio (sábado). Os postos estarão funcionando das 8h às 17h.
A vacina é produzida pelo Instituto Butantan, unidade vinculada à Secretaria, que neste ano disponibilizou 64 milhões de doses ao Ministério para a realização da campanha em todo o Brasil. Segundo recomendação da OMS (Organização Mundial de Saúde), a vacina de 2019 irá prevenir a população alvo contra o vÃrus Influenza dos tipos A (H1N1), A (H3N2) e B.