PUBLICIDADE

Santos / Cotidiano

Grafites ganham espaços nas escolas de Santos

Um parceria entre Catts Arte Urbana, com apoio de voluntários do projeto Luan Vive e Prefeitura de Santos está deixando a Cidade mais estilosa. Com objetivo de tornar os espaços escolares mais coloridos, artistas acreditam que com a iniciativa, os espaços ganham mais vida e o grafite se torna mais valorizado.

A fachada da escola Pedro Crescenti, no Rádio Clube, ganhou novas pinturas artísticas. A unidade atende 808 alunos da educação infantil e do 1º ao 5º ano do ensino fundamental. De acordo com os artistas, para proporcionar um pouco mais de alegria ao dia a dia, a ação reuniu mais de 40 grafiteiros para dar vida à escola, com desenhos variados e coloridos.

Responsável pelo projeto Luan Vive, Paulo Oshiro, disse que os ambientes quando ganham esses desenhos eles se tornam mais alegres e até mais atrativos. “As crianças ficam bastante tempo nas salas de aula, o nosso intuito é fazer com que elas sintam-se familiarizadas com os espaços estilizados, ou seja, que os alunos tenham prazer de estar nas escolas”, explicou.

Oshiro seguiu esclarecendo que os desenhos podem trazer para elas um sentimento de pertencimento. “Acredito que essa ação possa conscientizar os alunos de que a unidade de ensino é também um lugar que é delas e elas devem preservar também”.

O boa parte do público aceita e ficam impressionado com as obras produzidas em muros, salas entre outros espaços estudantis. “É muito legal quando você chega na escola depois do grafite e vê a reação das crianças que ficam felizes e sentem-se confortáveis. Há, inclusive, a interação dos alunos com os desenhos. Isso é uma criação do pessoal do Catts”, ressaltou.

O projeto não está restrito somente às instituições escolares, segundo Oshiro a ação é realizada na própria sede do projeto Luann Vive (https://www.facebook.com/luannvive/) entre diversos locais da cidade de Santos.

“Eu acredito que o grafite é uma ferramenta muito importante de transformação e, quando artistas se reúnem para mudar a visão de espaços públicos, eles também conseguem mudar a visão sobre a arte”afirmou o organizador da iniciativa, Carlos Silva, conhecido como Catts, também responsável pelo projeto Arte e Graffiti nas Escolas.

Fotos: Arquivo Pessoal/Paulo Oshiro