Por Alexandre Piqui
As delegacias seccionais de Santos, de Itanhaém, de Registro e de Jacupiranga realizaram nas últimas 24 horas uma operação em conjunto. Cerca de 440 policiais estiveram envolvidos nas ações. Na tarde desta quinta-feira (27) os resultados foram apresentados em coletiva de imprensa. Estavam presentes no Palácio da Polícia o diretor do Departamento de Polícia Judiciária do Estado – Deinter 6 – Manoel Gatto Neto; o Delegado Seccional de Santos, Carlos Topfer Schneider; o Seccional de Registro, Flavio Ruiz Gastaldi e o Delegado Titular de Itanhaém, Carlos Henrique Fogolin de Sousa.
– O resultado foi extremamente positivo com a prisão de 213 pessoas, 45 delas autuadas em flagrante e 168 por de mandado de prisão. O sucesso não foi somente pelos números apresentados, mas também pelo material apreendido, destaca Manoel Gatto.
Ações da Delegacia Seccional de Santos

Em Praia Grande, Amanda Ribeiro Freitas Maximino da Silva, 22 anos (foto), foi presa por tráfico de drogas. Quando menor participou de um latrocínio. O crime aconteceu no dia 7 de janeiro de 2013. Ela atirou contra um turista da capital paulista ao tentar roubar o carro dele. Na época, foi apreendida três dias depois do ato infracional. Chegou a ficar recolhida, mas logo foi solta.
Ainda em Praia Grande, houve a recuperação de uma carga de cerveja. O produto estava em uma adega no bairro Jardim Solemar.
Na cidade de São Vicente teve troca de tiros. O confronto ocorreu durante a prisão de um traficante. Ele reagiu à chegada dos policiais do setor de investigação da Delegacia Sede do município. O criminoso foi atingido na perna e em seguida socorrido. Nenhum policial se feriu.
Em Cubatão, na Ilha Caraguatá, houve apreensão de arma de fogo calibre 357 de uso restrito das Forças Armadas.
Ações da Delegacia Seccional de Itanhaém
Carlos Henrique Fogolin de Sousa, Delegado Titular de Itanhaém, falou sobre a prisão de Wellington Francisco Onório. Ele é autor de um latrocínio que aconteceu no dia 2 de abril deste ano. A vítima era um comerciante de Itanhaém. O mandado de prisão contra o Wellington foi cumprido em São Paulo. Deste crime quatro já foram presos, dois ainda continuam foragidos.
Na cidade de Itariri, Décio Garcia foi preso por feminicídio. Ele matou a própria companheira no dia 9 de junho. Segundo a polícia, ele confessou o crime. Disse que discutiu com a mulher em um bar e depois a matou. Décio já tinha passagens por agressão a vítima.
Ações da Delegacia Seccional de Registro e de Jacupiranga
Na Rodovia Régis Bittencourt – BR 116 – a Polícia Civil trabalhou em cima dos roubos de cargas. Três pessoas foram presas em flagrante. Duas em Miracatu e outra em Barra do Turvo. Os policiais localizaram com os criminosos máquinas de lavar, alimentos e ferramentas.
Na tabela abaixo, os dados completos da Operação;
