Por Alexandre Piqui
A seleção brasileira foi à Porto Alegre enfrentar o Paraguai na noite desta quinta-feira (27). O jogo válido pelas quartas de final foi um teste cardíaco para os torcedores. Como era de se esperar, a seleção brasileira encontrou dificuldades em passar pela defesa paraguaia.
O primeiro tempo foi aquele futebol sonolento, sem emoção. Tanto que os jogadores foram para o vestiário sob vaias das arquibancadas. Os números da etapa inicial mostram um Brasil com 66% de posse de bola ante 34% do Paraguai. Foram quatro finalizações da seleção canarinho contra três dos adversários.
Os times voltam para o segundo tempo e o cenário muda; a seleção brasileira estava mais determinada em buscar o gol. Já o Paraguai se plantou na defesa, como diz a gíria do futebol.
Aos nove minutos, Firmino sofre falta, o árbitro sinaliza pênalti. O VAR é acionado e após cinco minutos de paralisação o juiz cancela a penalidade, marca falta e expulsa o zagueiro paraguaio Balbuena. Segundo análise, o atacante brasileiro foi atingido a poucos centímetros da área. Na cobrança, Daniel Alves manda uma bomba que passa rente ao gol de Gatito Fernandez e vai para fora.
Depois disso, era um jogo de ataque contra defesa. Aos 25 minutos, o camisa 10 Willian entra no lugar do volante Allan. E é dele a maior chance verde amarela. Aos 44 minutos, Willian tabela com Firmino e chuta com o pé esquerdo, a bola carimba o pé da trave e sai. Depois de sete minutos de acréscimo, a partida termina em 0 a 0.
Disputa de pênaltis
Com o empate no tempo normal, os times foram para as penalidades.
O Paraguai começa a série, e na primeira cobrança, o goleiro Alisson defende o chute do zagueiro Gustavo Gómez. Willian pelo Brasil converte; 1 a 0.
Almirón do Paraguai marca, Marquinhos amplia; 2 a 1 Brasil.
Valdez do Paraguai e Phelippe Coutinho do Brasil acertam; 3 a 2.
Rodrigo Rojas do Paraguai converte e Firmino desperdiça a chance, tudo igual; 3 a 3.
Na sequência, o atacante do Santos, Derlis González chuta para fora e Gabriel Jesus faz o gol da classificação. Brasil vence a disputa de pênaltis por 4 a 3.
Semifinal
Agora a seleção brasileira espera o adversário da semifinal. Venezuela e Argentina se enfrentam no Maracanã nesta sexta-feira (28) às 16 horas.
O Brasil e a outra equipe semifinalista disputará a vaga para a decisão em Belo Horizonte.