Da redação.
As ressacas ocasionadas pelo mau tempo no último final de semana espalharam lixo nas praias de Santos. Garrafas pets, sacolas plásticas, isopor, latas e canudos são os materiais mais encontrados nas faixas de areia nesta segunda-feira (08).
Segundo o diretor presidente do Instituto Mar Azul (IMA), Hailton Santos, 80% do lixo depositado nas praias vem das palafitas.
Em trabalho conjunto com a Prefeitura de Santos, o Instituto é realiza mutirões para recolher o microlixo que não é coletado pelas máquinas do municÃpio.
Hailton explica que o impacto do descarte inadequado do conhecido “lixo urbano†não tem apenas impacto nos custos de recolhimento, mas também na saúde dos animais e dos seres humanos. “Esse lixo afeta os animais que ingerem o resÃduo ao confundi-lo com alimento. Isso sem contar a balneabilidade das praias, já que os produtos dos materiais são liberados na água e podem até trazer doenças de peleâ€, conclui.
O Instituto Mar Azul realiza esse trabalho desde 2013 e faz mutirões para recolhimento do microlixo na faixa de areia da cidade de Santos. O IMA já recolheu cerca de 200 kg de materiais entre 2017 e 2018. Além disso, o órgão também promove campanhas de conscientização sobre o assunto com ambulantes e visitantes das praias.