Por Luana Magalhães
Nas últimas 24 horas, mais de 120 quilos de drogas foram apreendidas e 378 pessoas presas na região. Os números são resultados da operação policial mensal realizada em conjunto pelas delegacias seccionais de Santos, de Itanhaém, de Registro e de Jacupiranga. A ação contou com 375 policiais civis e os resultados foram divulgados na coletiva de imprensa feita nesta quarta-feira (24) no Palácio da Polícia em Santos.
Estavam presentes os delegados Flavio Ruiz Gastaldi, Antônio Sérgio Messias e Carlos Henrique Fogolin de Souza. Todos parabenizaram a operação. “Foi excelente, apreendemos grande quantidade de entorpecentes e o principal é que não houve nenhum incidente”, ressalta Flávio.

Foto: Divulgação/ Polícia Civil
Delegacia Seccional de Santos
A Seccional de Santos envolve operações realizadas nas cidades de Santos, São Vicente, Cubatão, Praia Grande e Bertioga. Na ação realizada este mês, 188 pessoas foram presas, entre elas 17 foram em flagrante. Foram apreendidos 79 quilos de maconha, 13 quilos de cocaína, além de porções menores de outras drogas.
Com 181 policiais envolvidos, a operação teve dois destaques. O primeiro foi em Guarujá, onde a polícia prendeu Sidney Alves Pinto, de 37 anos, conhecido como “Cigano”. Ele era procurado pela Justiça do Paraná por organização criminosa, mas foi preso em flagrante na cidade da Baixada Santista por porte de drogas.
O outro destaque foi dado a apreensão de espadas, em Santos. A ação inicial era por meio de um mandado de busca e apreensão de drogas. Por conta disso, os policiais se surpreenderam ao encontrar as armas medievais além dos entorpecentes. Ainda não se sabe a origem do equipamento.
Seccional de Itanhaém
Envolvendo ações em cidades do litoral sul, a Seccional de Itanhaém prendeu 45 pessoas, entre elas 38 foram por mandatos e sete em flagrante. Cerca de 27 quilos de drogas foram apreendidas na operação.
Em Mongaguá, os policiais civis apreenderam cinco aves e 22 quilos de drogas em um sítio. O dono da propriedade não estava no local e, no boletim de ocorrência, responderá por tráfico de drogas e crime ambiental.
Já em Peruíbe, o destaque foi para a prisão de Giovani Silva de Melo, de 33 anos. Ele foi pego em flagrante portando arma de calibre 38. Ele já era procurado pelo estado de Pernambuco por roubo e tráfico de drogas, além de ser suspeito de matar um policial na cidade.