PUBLICIDADE

Santos / Polícia

Operação contra desmatamento prende seis pessoas e apreende dois menores

Da redação  

Uma operação permanente para reprimir desmatamento e invasões das áreas que restaram de Mata Atlântica no Jardim da Enseada foi implantada em Guarujá. A ação resultou na detenção de seis pessoas e apreensão de dois adolescentes que praticavam crimes ambientais na área.  

A operação foi iniciada após recebimento de denúncias realizadas em junho e é coordenada pela Força Tarefa da Secretaria Municipal de Defesa e Convivência Social. Além disso, conta com o apoio das Policias Civil, Militar, Ambiental e do Ministério Público.  

Na Rua Urupês, primeiro local vistoriado pela força-tarefa, foi constatado 222 metros quadrados de área desmatada. De acordo com as equipes, havia terrenos parcialmente desmatados e prontos para serem loteados clandestinamente. Facões e botas utilizadas pelos infratores também foram identificados.  

Cinco das seis pessoas conduzidas à Delegacia Sede de Guarujá foram liberadas enquanto a outra foi presa em flagrante, mas liberada após pagar fiança no valor de R$ 500,00.   

Segundo a diretora municipal da Força Tarefa, Valéria Amorim, a intensão dos trabalhos é impedir que os desmatamentos avancem. “Encontramos uma área já degradada, com árvores grandes no chão. Desde então, temos feito operações diárias, inclusive à noite, com o intuito de surpreender os desmatadores”, destaca Valéria. “Vamos seguir com esse trabalho até que seja constatada a estabilização da situação”, concluiu a diretora.