Da redação
A confirmação de mais um caso de sarampo em uma aluna de sete anos alarmou a Prefeitura de Santos que aumentará o bloqueio vacinal contra a doença. Na tarde desta segunda-feira (26), a Secretaria de Saúde realizou uma ação com 450 alunos da escola Cidade de Santos, no Embaré. A ação vai se repetir nesta terça (27) pela manhã para 300 alunos do período e, à noite, para outros 80 estudantes.
Seguindo os protocolos de Vigilância em Saúde, a partir da suspeita da doença na aluna, também foi realizado o bloqueio vacinal com os colegas da mesma sala de aula. Foram aplicadas 57 doses para alunos e professores do Cidade de Santos.
Para ajudar a conter o avanço da doença na Cidade, a partir do surto ocorrido no navio de cruzeiro no início deste ano, foram realizados pela Prefeitura bloqueios vacinais no Porto e área urbana, além de ampla campanha de vacinação nos meses de fevereiro e março, com apoio do Ministério da Saúde e Secretaria de Estado da Saúde.
Em 2019 (janeiro a agosto), foram aplicadas em Santos mais de 129 mil doses da vacina SCR (sarampo, caxumba e rubéola), contra 26.272 doses no ano de 2018 (janeiro a dezembro) e 12.482 doses em 2017 (jan-dez).
Sarampo
Santos tem agora seis casos confirmados de sarampo entre residentes e 19 suspeitos em investigação.
A criança portadora da doença passa bem e ficou em isolamento social no período de manifestação de sintomas, já tendo sido realizados os bloqueios vacinais nos familiares próximos.