A cidade de Santos conquistou a quinta colocação no ranking da universalização do saneamento feito pela Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (Abes). Os dados são referentes às cidades com mais de 100 mil habitantes. A informação foi divulgada Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo, a Sabesp.
Na categoria “Rumo à Universalização”, em que a nota alcançada deveria ser igual ou superior a 489 pontos, com pontuação máxima de 500 pontos, Santos chegou aos 499,93 pontos.
O ranking apresenta o percentual da população das cidades brasileiras com acesso aos serviços de abastecimento de água, coleta de esgoto e de resÃduos sólidos, além de aferir o quanto de esgoto recebe tratamento e se os resÃduos sólidos recebem destinação adequada. Para todas as bases foi considerado 2017 como ano de referência.
A edição deste ano reúne 1.868 municÃpios, representando 68% da população do paÃs e mais de 33% dos municÃpios brasileiros que forneceram dados ao Sistema Nacional de Informações de Saneamento (SNIS1).
O ranking traz ainda uma correlação entre a pontuação total alcançada pelos municÃpios e a taxa de internação por doenças relacionadas ao saneamento ambiental inadequado. Os dados foram obtidos do DATASUS do Ministério da Saúde. Em relação a Santos, por exemplo, a taxa de internação ficou em 9%.
O documento completo pode ser consultado no site da ABES no link:Â http://abes-dn.org.br/pdf/Ranking_2019.pdf.