Da redação
A Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente (SIMA), publicou no Diário Oficial de quarta-feira (30), uma resolução que cria um Grupo de Trabalho com o objetivo de levantar informações sobre o acidente com derramamento de petróleo no qual atinge a costa brasileira.
“Embora a responsabilidade constitucional sobre acidentes de grande magnitude em mares seja da União, estamos monitorando o avanço das manchas de óleo na costa brasileira e a chegada no sul da Bahia acendeu o sinal de atenção. Nossas equipes articulam medidas preventivas. Se eventualmente for necessário estaremos preparados para atuar em parceria com o Governo Federal”, explica o secretário de Infraestrutura e Meio Ambiente, Marcos Penido.
O grupo está sob a coordenação do secretário executivo da SIMA, Luiz Ricardo Santoro, e tem como membros representantes da coordenadoria de fiscalização, CETESB, Instituto Florestal, Instituto Geológico, Fundação Florestal, SABESP, EMAE e DAEE.
A ideia é promover debates e diálogos com as prefeituras, comunidades tradicionais, pescadores, polícia que podem auxiliar na preservação ambiental.