O Instituto de Infectologia Emílio Ribas de Guarujá (Rua São Miguel, 760 – Pae Cará) promove nesta sexta-feira (29), um Ciclo de Palestras com os temas Sepse (inflamação grave) e Imunizações.
O encontro ocorrerá das 9 às 12h30, no Teatro Municipal Procópio Ferreira (Avenida Dom Pedro I, 350, no Jardim Tejereba). Para participar basta se inscrever até quinta-feira (28), através do site www.emilioribasbs.org.br. A participação é condicionada a entrega de 1 quilo de alimento não perecível, no dia do evento.
O encontro contará com as palestras dos médicos: Thiago Bueno, da USP de Ribeirão Preto e membro da Associação de Medicina Intensiva Brasileira; e Andréa Alves da Silva, do Instituto Emílio Ribas da Baixada Santista. Eles falarão sobre o que é a sepse, como identificá-la, as mudanças conceituais e o manejo nos últimos anos, além de dados estatísticos.
Já sobre imunizações, a explanação ficará a cargo da médica Carolina Márquez da Costa Masutti, do Serviço de Assistência Especializada de Santos e Itanhaém, que abordará a importância das imunizações na prevenção de doenças infecciosas.
Em sua 14ª edição, o Ciclo de Palestras do Instituto Emílio Ribas acontece trimestralmente, reunindo cerca de 300 profissionais e estudantes da área da saúde de toda a Baixada Santista. O objetivo principal é divulgar orientações sobre o manejo, prevenção e tratamento de diversas doenças infecciosas, propiciando um debate aberto entre público e palestrantes. Ao final das palestras os participantes receberão certificados.
O que é Sepse ? – É uma doença grave desencadeada por uma inflamação que se espalha pelo organismo diante de uma infecção. Geralmente surge como uma resposta inflamatória do organismo a uma agressão a seus tecidos e órgãos. Segundo o Instituto Latino Americano de Sepse (ILAS), cerca de 30 milhões de pessoas são afetadas todos os anos, destas, 6 a 9 milhões morrem. Pode levar ao choque, falência múltipla dos órgãos e até a morte, especialmente se não for reconhecida precocemente.
(Foto: Instituto de Infectologia Emílio Ribas de Guarujá/Governo do Estado de São Paulo)