Um festival com diversão garantida para toda a famÃlia, com entrada gratuita e programação variada, reunindo artistas da região e convidados. Essa é a proposta do Circolando – Festival de Circo, que a Porto Circense vai promover em três espaços de Santos, de 20 a 22 deste mês. O projeto comemora dois anos de atividades, com muito riso, música e desafios.
O Circolando eÌ um festival com o objetivo de promover as artes circenses, com apresentações, oficinas e viveÌ‚ncias de circo, reafirmando a tradição de Santos nesse setor. O programa é resultado do 7º Fundo de Assistência à Cultura, com o qual a Porto Circense foi contemplada/ para tanto, houve chamada pública para grupos e artistas da área. O festival tem apoio da Secretaria de Cultura de Santos, Fundo Municipal de Cultura e Komboio Cultural.
Programa
O roteiro de atrações será aberto na próxima sexta-feira (20), à s 17h, na Vila Criativa (R. Brigadeiro Newton Braga, 2, Saboó), com apresentações do Bando GoliardXs, que de forma lúdica aborda temas relacionados ao atual contexto social, apontando por meio da comicidade questões e crÃticas sociais, sempre sob o olhar da palhaçaria. O GoliardXs promete muita música, números de mágica, telepatia, malabarismo e pirofagia.
Depois será a vez do palhaço Piripaque (Caio Braga), há sete anos artista circense independente. Caio brinca com o imaginário do público usando um brinquedo incomum: o traca-traca. A partir da ludicidade, traz elementos da natureza, fazendo refletir sobre diferentes espécies.
Encerrando a noite, a performance Trecos, Truques & Trapalhadas terá show dos palhaços Chevette (Sidney Herzog) e Belina (Audrey Inácio), com números de malabares, acrobacias, equilÃbrio, mágica, música e muita palhaçaria. A dupla contabiliza um público de mais de 4 mil pessoas em apresentações em praças públicas, além de 3.500 estudantes de escolas públicas de Santos.
Mais circo
No sábado (21), à s 18h, na Fonte do Sapo (orla da Praia da Aparecida), vão se apresentar: os Irmãos Becker, de São Paulo (malabarismo tradicional e contemporâneo; música ao vivo enfatizando os momentos cômicos e muita interação com o público); Circo Nosotros, de Itanhaém; e o duo Mano a Mana, com Dyego Ymaguichi e MarÃlia Mattos (técnica circense “mão a mão”).
No domingo (22), à s 10h, no Horto Municipal de Santos (R. João Fracarolli, s/nº, Bom Retiro): espetáculo Fusquinha de Porta Aberta, com Paulo Galindo, de Sorocaba (números cômicos, virtuosos e picaretas, malabarismo, mágicas, acrobacias e, claro, palhaçadas); espetáculo O Dia D´elas, da Bella Cia. e Praiaças, com Juliana Bordalo e Ludmila Correia (inspirado em “Esperando Godotâ€, de Becket, com situações hilárias na vida de duas palhaças); e encerrando o festival Circolando, voltam a se apresentar os palhaços Chevette e Belina com a performance Trecos, Truques & Trapalhadas.
Porto Circense
A Porto Circense foi criada há dois anos, no Dia do Palhaço (10 de dezembro) e desde então promove e valoriza praÌticas ligadas aÌ€s artes circenses, entre elas a palhaçaria, o malabares, musicalidade circense e acrobacias de solo e aeÌreas. Os cursos são permanentes, para todas as idades. Mais informações podem ser obtidas na Av. Almirante Cochrane, 404, no Embaré. Telefone: (13) 99713-3593.
Foto: Divulgação