Da Redação
Uma quinta-feira de resgates movimentou o Pelotão Ambiental da Guarda Civil Municipal de São Vicente. Uma tartaruga e um falcão foram encontrados pelos oficiais. Um cágasdo também foi retirado pela GCM.
A tartaruga verde foi resgatada hoje na Prainha, em frente à Rua Japão, no bairro Bitaru. Aparentando estar bem debilitado, havia, de acordo com relato de uma moradora do local, um plástico na boca do animal. Ela encaminhada para o Instituto Gremar em Guarujá, para avaliação clínica e reabilitação.
Na sequência, os guardas ambientais foram em busca de um falcão na Rua Tambaú, no bairro Vila Fátima. No local, verificou-se que se tratava de um falcão Quiri-quiri, que estava com a pata esquerda machucada – ele havia batido no vidro de uma casa da região.
O animal foi encaminhado para a Aiuká Consultoria e Soluções Ambientais em Praia Grande, onde passou por uma avaliação clínica, que constatou uma lesão na pata direita. Uma radiografia deve atestar a gravidade da lesão.
Cágado
Por fim, foi solicitado o regate de um Cágado Tigre d’água que havia sido deixado na Zoonoses – bairro Voturuá. O réptil foi resgatado e permanece com o pelotão até conseguir uma mantenedora para sua destinação.
Fotos: Divulgação/Guarda Civil Municipal Ambiental de São Vicente

