PUBLICIDADE

2.0 - REGIÃO

Serviço de monitoramento 24 horas é novidade em escolas de Cubatão

As unidades municipais de ensino de Cubatão terão equipamentos e serviço de monitoramento 24 horas. A previsão é que a instalação comece na próxima segunda-feira (3) e tudo esteja concluído em até 60 dias.

De acordo com a Prefeitura, por meio da Secretaria de Educação, o contrato foi firmado com a empresa MGA Tecnologia de Segurança Ltda. Esta fornecerá a implantará equipamentos de monitoramento eletrônico em todas as unidades de ensino, na Escola Técnica de Musica e Dança Ivanildo Rebouças da Silva e no Polo Uab-Univesp Cubatão/SP – Centro Municipal de Educação a Distância.

A infraestrutura do sistema será composto por centrais, que, caso acionado, disparam alarmes sonoros e da Central de Monitoramento entram em contato com a Secretaria de Segurança Pública e Cidadania (SESEG), que de imediato, repassa o chamado para a Policia Militar se houver qualquer tipo de movimentação captada e assim, averiguar se está tudo em ordem nas escolas. A Seduc será informada de todos os acionamentos e também acompanhará os serviços por relatório escrito de todos os procedimentos em cada ocorrência.

Os itens e tecnologia utilizados serão considerados conforme a peculiaridade de cada local, visando à amplitude e tamanho dos próprios públicos:

Central monitorada: este equipamento é o núcleo do seu conjunto de dispositivos. O grande diferencial deste produto, em termos de eficácia, é o monitoramento 24 horas. Com este modelo, a segurança pode ser compartilhada com uma empresa terceirizada que acompanha os registros do sistema de alarme.

  • Sensores de infravemelho: podem medir o calor de um objeto, bem como detectar movimento.
  • Sensores função PET: realiza a compensação automática de temperatura e peso referente a animais com até 30 quilos.
  • Sensores sem fio: sistemas de alarme para detecção de aberturas não autorizadas ou arrombamentos de portas, janelas, gavetas e cofres. Contratada pelo prazo de 12 meses, prorrogáveis nas formas previstas em lei.

“É essencial aplicar, de forma cada vez mais intensa, a tecnologia em todos os processos em que isso seja possível. Dessa forma não só conseguimos otimizar a aplicação dos recursos públicos, como, nesse caso específico, ter maior abrangência no controle e segurança das unidades, gerar relatórios mais precisos e o mais importante para nós neste momento, buscar melhorar o bem-estar, tranquilidade para o corpo docente e discente e assim, dar mais qualidade no ensino de nossa rede municipal”, destacou o secretário-adjunto de Educação Cesar Gaia.