Por Alexandre Piqui
O mês de fevereiro começou com chuva intensa nas nove cidades da Baixada Santista. Desde sábado (1°) o volume d’água é acima do esperado.
Em Guarujá, duas pessoas ficaram feridas na manhã desta segunda-feira (3). Segundo a prefeitura, o muro de uma casa no Morro da Bela Vista, no bairro Vila Edna, caiu sobre outra residência. As vÃtimas sofreram escoriações e foram encaminhadas ao Hospital Santo Amaro.
De acordo informações preliminares, o muro foi mal construÃdo e havia um aterro ao redor que com a chuva pressionou a parede e se rompeu. A Defesa Civil interditou os dois imóveis. O acumulado de chuva das últimas 24 horas foi de 25,6 milÃmetros. Nas últimas 72 horas choveu 90 milÃmetros que equivale a 34% do que é esperado para fevereiro, cuja média prevista é de 262,3 milÃmetros. A cidade está em estado de atenção.
Bertioga teve queda de árvores, mas sem feridos ou danos em patrimônios. Até à s 15 horas desta segunda-feira foram registrados 27 milÃmetros de água. O total acumulado nos três primeiros dias de fevereiro é de 91mm de chuva. Conforme informação passada ao portal MAIS SANTOS, não há pontos de alagamentos. A cidade está em estado de observação, pois em 24 horas choveu 43 mm. O municÃpio entra em estado de atenção quando atinge mais de 80mm em 24 horas.
 Praia Grande não registrou, no momento, ocorrências graves relacionadas à s chuvas entre a noite de domingo (2) e à tarde de segunda-feira. O Ãndice pluviométrico registrado nas últimas 24 horas foi de 123 milÃmetros e nas últimas 72 horas foi de 215 milÃmetros. Em nota, foi informado que os Ãndices são medidos diariamente, pela manhã, e portanto o volume de chuva desta segunda-feira só poderá ser divulgado amanhã.
A Defesa Civil da cidade encontra-se em estado de atenção, uma vez que os Ãndices estão acima dos 80 milÃmetros, conforme determina o Plano de Prevenção de Defesa Civil (PPDC). No municÃpio não há desabrigados ou desalojados. O órgão informa ainda que equipes estão de prontidão 24 horas por dia acompanhando a incidência das chuvas e pede ainda que a população entre em contato, caso note algum problema neste sentido, através dos telefones 199 e 153.
São Vicente também não atendeu ocorrências graves por conta da chuva e nem há pessoas desabrigadas. O acumulado pluviométrico das últimas 72 horas é de 253,2 mm, sendo que o total de chuvas registrado em janeiro é de 278,2mm. O nÃvel vigente é de atenção. A Defesa Civil informa, que a média dos últimos três anos no mês de fevereiro é de 400 milÃmetros.
Cubatão monitora a situação da chuva, principalmente na região da Serra do Mar. Na Cota 400, o Ãndice pluviométrico é de 116 milÃmetros. No Centro da cidade, até o momento, choveu 62 milÃmetros. O municÃpio decretou estado de atenção, mas sem ocorrências.
PeruÃbe tem dado atenção maior, por parte da Defesa Civil, ao Guaraú, com acumulado de 187,28 milÃmetros nas últimas 72 horas. Conforme noticiado pelo portal MAIS SANTOS, no sábado (1°) houve queda de barreira na Serra que dá acesso a Estrada do Una. A pista já está completamente liberada. A chuva em outras partes da cidade tem sido intensa nos últimos três dias: no Parque do Trevo (150,28 mm), no Jardim Veneza (148,52 mm) e no Centro é a situação mais tranquila (30 milÃmetros).
Na cidade de Mongaguá, a atualização da chuva foi realizada na noite de segunda-feira (3). A Defesa Civil registrou seis ocorrências, as principais foram vias alagadas. O acumulado de chuva chegou a 211 milÃmetros nas últimas 72 horas. Na segunda-feira, foram 10mm. Os principais pontos de alagamento da cidade foram registrados na Avenida São Paulo (Centro), Nossa Senhora de Fátima (Agenor de Campos), Marcelino Rodrigues de Meira (Agenor de Campos), Estrada da Fazenda (Ãrea Rural) e Avenida Tiradentes (na altura do bairro Vera Cruz). A cidade permanece em ‘Estado de Atenção’, já que nos próximos dias a previsão é que a chuva continue.
Em Itanhaém duas áreas foram as mais atingidas pelo volume d’água nas últimas 24 horas. O Centro (50.99 milÃmetros) e o Jardim São Fernando (62.85 mm). Segundo informações da Defesa Civil, não há nenhum ponto de alagamento e nenhuma ocorrência registrada na cidade.
Santos mantém os morros em estado de atenção. Não há registro de ocorrências preocupantes. De acordo com a Defesa Civil, choveu nas últimas 72 horas 313 milÃmetros.