PUBLICIDADE

2.0 - REGIÃO

Chuvas deixam pelo menos 10 mortes na Baixada Santista

Da Redação

O dilúvio que atingiu a Baixada Santista na noite desta segunda-feira e foi madrugada à dentro deixou destruição e mortes. De acordo com a Defesa Civil do Estado, ao menos nove pessoas morreram nas cidades de Santos (1), São Vicente (3) e Guarujá (6). Ao menos 44pessoas estão desaparecidas, segundo o Corpo de Bombeiros.

Dados do Núcleo de Gerenciamento de Emergência da Defesa Civil do Estado indicam que o acumulado nas últimas 12 horas de chuvas no Guarujá foi de 282 mm, em Santos de 218 mm, em Praia Grande 170 mm, São Vicente 169 mm e Mongaguá 160 mm, Cubatão 132 mm e Itanhaém e Bertioga o acumulado foi de 110 mm.

O governador João Dória fez uma postagem nas redes sociais sobre as chuvas na Região. “Minha solidariedade aos moradores da Baixada Santista que sofrem com as fortes chuvas desde ontem. Lamentavelmente, até o momento, há 9 mortos confirmados. Temos 1 herói do Corpo de Bombeiros entre as vítimas. A Defesa Civil, Bombeiros e PM estão dando suporte às prefeituras”, disse antes da confirmação da décima vítima fatal.

A Defesa Civil informa ainda que o Coordenador Estadual, coronel Walter Nyakas Junior, está na região para se reunir com prefeitos e avaliar as primeiras necessidades.

No Morro do Macaco Molhado, em Guarujá, por exemplo, foram três pessoas mortas por conta de um deslizamento, dentre eles, um bombeiro que tentava salvar pessoas durante as chuvas.

A Prefeitura de Santos informa que todo o efetivo da Defesa Civil, além do Corpo de Bombeiros, Guarda Municipal e equipes de zeladoria estão mobilizados para atender ocorrências registradas na Cidade. Mais de 70 ocorrências já foram registradas até o momento. Morros seguem em estado de atenção para deslizamentos.

Sobre o caso da criança resgatada pelo Corpo de Bombeiros, no Morro do Fontana, a Administração Municipal informa ainda que ela teve fraturas graves e foi encaminhada à Santa Casa de Santos.

Trânsito em Santos

Por causa da forte chuva que atingiu Santos, vários pontos de alagamentos foram registrados na noite desta segunda-feira (2). De acordo com a Prefeitura, a situação já foi normalizada na maioria dos locais.
No entanto, a CET-Santos ainda monitora, na manhã desta terça-feira (3), trechos bloqueados por causa de alagamentos: trecho da Av. Nossa Senhora de Fátima x Av. Martins Fontes (intransitável nos dois sentidos, entre Saboó e Via Anchieta) e Av. Nossa Senhora de Fátima x Rua Ana Santos (também intransitável).
A CET também atende a um chamado de semáforo intermitente no canal 1 x Rua Luiz La Scala. Há uma equipe atendendo também um semáforo tombado nos cruzamentos das vias Gercino Hugo Capareli x Francisco Ferreira Canto, na Zona Noroeste.
Ônibus
Os coletivos municipais que trafegam pela Av. Nossa Senhora de Fátima, sentido SV/Santos, já conseguem atender os usuários. No sentido Santos/SV, há desvio em função de um carro quebrado, na Rua Mário de Andrade, aguardando remoção.
No Morro São Bento, no momento, as linhas de ônibus atendem parcialmente, por conta de deslizamentos. Ônibus vão até a Vila Progresso e retornam. E do outro sentido vão até Posto Policial e retornam. No Morro do Marapé, as linhas de ônibus trafegam normalmente.
O VLT não atende, no momento, por conta de um bloqueio no Morro do Marapé.
Guarujá, em estado de emergência
A Prefeitura Municipal de Guarujá decretou estado de emergência e ponto facultativo em razão das fortes chuvas que atingiram a cidade desde a noite de ontem (2). As aulas na rede municipal também foram suspensas. Nas últimas horas choveu na cidade 282 mm.
Foram registradas seis vítimas fatais e cerca de 200 pessoas estão desabrigadas. Na manhã de hoje, o prefeito Válter Suman está sobrevoando a cidade com o secretário chefe da Casa Militar e coordenador da Defesa Civil do Estado, coronel PM Walter Niakas Júnior.

Foram registrados sete deslizamentos, com as situações mais críticas nos morros da Bela Vista (Macaco) e Barreira. Os desabrigados estão sendo assistidos nas unidades escolares. O Fundo Social de Solidariedade está recebendo doações de roupas, sapatos, cobertores e produtos de higiene pessoal.

Alerta

A previsão para toda a terça-feira é de chuva moderada a forte em todo o litoral São Paulo, isso inclui toda a região da Baixada Santista devido a formação de uma área de baixa pressão no litoral de São Paulo e a circulação dos ventos nos altos níveis da atmosfera.

(Foto: Mais Santos)