Da Redação
No Salão Nobre do Paço Municipal santista, os prefeitos e secretários de saúde da Região se reuniram com o prefeito e presidente do Conselho de Desenvolvimento da Baixada Santista (Condesb), Paulo Alexandre Barbosa, para traçarem um plano de contingência ao novo coronavÃrus (Covid-19).
Entre as medidas tomadas, estão a campanha conjunta de comunicação visando a conscientizar a população, a suspensão de visitas nos hospitais públicos, que também serão recomendados aos hospitais particulares e a suspensão a partir de hoje das autorizações de vans e ônibus turÃsticos.
No caso dos hospitais, apenas acompanhantes serão permitidos.
O prefeito Paulo Alexandre nega que haja casos na Região. “Medidas tomadas para não criar pânico. Planejadas, conjuntas, sem a confirmação de nenhum caso na Região”, afirma.
O Comitê Metropolitano, definido em caráter permanente, se reunirá novamente em 72 horas, podendo anunciar novas medidas.
Decisões Metropolitanas (9 cidades)
1) Escolas fechadas – aulas das escolas municipais estão suspensas por tempo indeterminado a partir da próxima segunda-feira, 23 de março. Recomendação para as privadas.
2) Equipamentos e atividades públicas – todos os equipamentos e atividades esportivas, culturais e de lazer serão suspensas a partir de terça (17) por tempo indeterminado, com exceção dos serviços de Saúde, Segurança e Assistência Social (abrigos e restaurantes populares – Bom Prato).
3) Alteração do regime de trabalho das prefeituras – permitindo home office (trabalho em casa) de acordo com a deliberação das chefias imediatas, avaliando a idade, doenças preexistentes e de acordo com a natureza do serviço.
4) Eventos públicos – cancelados.
5) Eventos privados – suspensão de autorização para eventos privados por tempo indeterminado, incluindo os já autorizados.
6) Locais de grande circulação – recomendação de restrição de circulação de público e atividades em locais como shopping, igreja, clube, centro comercial, cinema, teatro e similares. Força-tarefa para orientação de higiene e medidas preventivas.
7) Plano Regional de Contingência – definição de pauta de demandas de recursos, insumos e equipamentos necessários para o enfrentamento da doença e assistência aos pacientes. A proposta conjunta será elaborada pelos secretários municipais de Saúde e Departamento Regional de Saúde (DRS-4) e encaminhada nesta segunda (16) ao Governo do Estado e Governo Federal.
8) Comitê Metropolitano Permanente – colegiado com as nove prefeituras irá se reunir periodicamente para definir novas estratégias. A próxima reunião está marcada para quinta (19), às 9h30.
9) Comunicação – campanha conjunta de divulgação das ações e medidas preventivas, com inÃcio nesta segunda (16). Destaque para a importância da adesão da sociedade, principalmente idosos e pessoas com comorbidades (grupos de risco) e jovens (principais agentes de transmissão da doença). Grupo de secretários municipais do setor desenvolverá material informativo.
10) Visitas hospitalares – suspensas por tempo indeterminado. Será permitido apenas acompanhante que não tenha comorbidades.
11) Suspensão de autorização para vans e ônibus de turismo – medida válida para todas as cidades da Baixada Santista por tempo indeterminado.