PUBLICIDADE

2.0 - REGIÃO

Especialista dá dicas para manter a saúde mental na quarentena

Da Redação

A mudança de rotina, o confinamento em casa e o isolamento social tem sido um desafio para milhares de famílias. Cláudia Freitas, coordenadora do curso de Psicologia de uma universidade, traz dicas para aproveitar o período de forma produtiva e saudável.

A primeira dica é dar um tempo para a mente relaxar. “Para nos manter saudáveis mentalmente é fundamental estarmos conectados às pessoas que gostamos, ainda mais nesse período, por conta do estresse, bombardeio de notícias e o próprio isolamento”, enfatiza a professora Cláudia. “Além de nos manter informados sobre a situação atual e tomar os cuidados necessários para nos protegermos do coronavírus, também é importante dar um tempo para a mente, ler e conversar sobre outros assuntos”, complementa.

Atividades prazerosas são outros aliados no combate ao tédio. Mesmo dentro de casa, movimentar o corpo é possível. “Buscar aplicativos de exercícios físicos para nos manter ativos é uma ótima opção para usar a tecnologia a nosso favor e conseguir se exercitar dentro de casa”, afirma. “Além disso, assistir filmes e séries são boas opções para manter a mente sã. O importante é procurar atividades prazerosas, ocupando o tempo com coisas das quais gostamos”, aconselha a especialista da Universidade Anhanguera.

Cláudia Freitas lista outras importantes dicas:

Alimentação saudável e dormir bem

Manter uma alimentação saudável e balanceada ajuda fortalecer a imunidade e ampliar as chances de defesa do organismo, contribuindo de forma geral para o bom funcionamento do corpo e da mente. Dormir bem também faz toda a diferença, contribuindo para a diminuição dos níveis de estresse e ajudando a manter o bem-estar e o bom-humor, tão importantes nesse período.

Investir em cursos online para desenvolver habilidades e competências valorizadas pelo mercado de trabalho

Cursos online são opções produtivas para esse período, pois abrem portas para novos conhecimentos e contribuem para turbinar o currículo. A especialista esclarece que o modelo EAD é uma forma segura de estudar, oferece autonomia de estudo e permite que o próprio aluno administre melhor o seu tempo, conciliando trabalho e outras atividades ao longo do dia. “Ao mesmo tempo, essa modalidade de estudos favorece o desenvolvimento de habilidades muito valorizadas no ambiente profissional, como autonomia, senso de responsabilidade, organização, capacidade de planejamento e proatividade”, ressalta.

“Os cursos a distância também podem proporcionar uma experiência interativa positiva, com a possibilidade de criação de grupos de estudo e discussões por aplicativos de mensagens, fazendo toda a diferença para manter a mente ativa e fomentar o contato entre as pessoas”, complementa a coordenadora do curso de Psicologia da Anhanguera de São José dos Campos, Cláudia Freitas.

Foto: Reprodução/ Internet