Por Alexandre Piqui
O advogado Marcos Vinicio Raiser da Cruz, morador de Santos, ficou indignado com as cenas que viu na tarde desta segunda-feira (6). A agência bancária, na qual, precisou ser atendido no bairro do Gonzaga estava lotada, principalmente por pessoas idosas. Nas redes sociais e na ouvidoria da Prefeitura ele cobrou fiscalização do poder público para evitar aglomerações.
O portal Mais Santos conversou com o advogado, ele disse que foi até a agência do Banco do Brasil, que fica na Avenida Francisco Glicério com Rua Bahia, no Gonzaga, resolver problema no cartão magnético da mãe que tem 82 anos. Porém, o local estava fechado. Por isso, foi orientado a se dirigir até o estabelecimento da mesma bandeira na Avenida Ana Costa com a Rua Claudio Doneux, também no Gonzaga. Foi aí que ele viu o transtorno que contraria as medidas adotadas pelas autoridades.
“Passando pela Avenida Ana Costa havia uma fila enorme e aglomeração de pessoas nas portas de todos os bancos. No Banco do Brasil não havia fila na porta, mas a área de autoatendimento estava lotada de idosos”, desabafa.
Todo início do mês, as agências recebem um fluxo maior de pessoas por conta dos pagamentos, mas para a surpresa de Marco Vinicio, não havia funcionários para orientar as pessoas. “Muito provavelmente por que todos estavam trancados dentro da agência com medo de se contaminar”, comenta.
A foto que ilustra esta matéria foi encaminhada à nossa redação por outro internauta e mostra várias pessoas na porta de uma agência bancária da Cidade. Zilene Britto, comentou na página do Facebook do portal Mais Santos: “as filas dos bancos e lotéricas estão imensas”.
O próprio advogado que procurou à reportagem relatou o fato a Ouvidoria de Santos e faz um desabafo. “Não adianta a Prefeitura colocar um contingente enorme de guardas e até de gente com roupas da NASA para impedir às pessoas de caminharem no calçadão e deixar as agências bancárias entulhadas de idosos ávidos por atendimento”.
Respostas
A Prefeitura Municipal de Santos foi procurada para responder aos questionamentos. De acordo com a nota, “a Fiscalização de Posturas da Secretaria de Finanças (Sefin) de Santos controla as condições de funcionamento dos estabelecimentos comerciais e de serviços essenciais, entre eles, as agências bancárias, para verificar a sua adequação às medidas adotadas pelo Município para enfrentamento ao novo coronavírus.
Em relação aos bancos (serviço essencial), seguem as normas de funcionamento previstas nos decretos municipais 8.896 (19/3/2020) e 8.898 (20/3/2020) que declararam, respectivamente, estado de emergência e estado de calamidade pública na Cidade:
Podem funcionar agências bancárias e lotéricas, desde que atendam às medidas de limpeza, higiene, prevenção, conscientização e informação do Coronavírus (Covid-19)
Sendo assim, a Sefin vai apurar o caso. Vale lembra que não há, ainda, nenhuma medida em nível nacional e/ou estadual que proíba a presença pessoas nas ruas. Mesmo assim, a Prefeitura de Santos tem orientado, por meio de todos os canais de comunicação, para a população evitar aglomeração, seja em ambientes internos ou em externos, e restringiu o acesso de pessoas em locais de grande movimento como a faixa de areia da praia e, por uma semana, o calçadão da orla”.
Banco do Brasil
O portal Mais Santos também entrou em contato com o Banco do Brasil. Porém, a nota não responde o problema específico ocorrido em Santos. No texto, a instituição financeira alega que “diante do avanço da pandemia do novo coronavírus, o Banco do Brasil (BB) informa que suas agências passam a operar das 10h às 14h, para proteger seus funcionários, clientes e a sociedade. A prioridade continua sendo a abertura das Salas de Autoatendimento, com abastecimento, limpeza e funcionamento de todos os terminais.
O atendimento presencial será prestado somente em casos essenciais e de forma excepcional, como nas situações de desbloqueio de senha, desbloqueio de cartão, saques de benefícios sociais sem cartão, atendimento referente aos programas sociais destinados a aliviar as consequências econômicas do novo coronavírus e a pessoas com doenças graves.
Para o pagamento dos aposentados e pensionistas do INSS foram selecionadas agências que concentram o maior volume de pagamentos, com horário diferenciado, das 09h às 10h, exclusivamente para os atendimentos essenciais a esse público.
O BB também selecionou outro grupo de agências com grande fluxo de beneficiários e viabiliza a abertura das Salas de Autoatendimento das 06h às 22h. O Banco orienta que, ao procurar uma dessas Salas, as pessoas mantenham a distância mínima de dois metros entre si. As Salas são monitoradas de forma a garantir seu pleno funcionamento em relação a abastecimento de numerário, limpeza permanente do ambiente e segurança”.
Foto: Reprodução