PUBLICIDADE

Edição Semanal

Junho violeta e a violência contra o idoso

A Baixada Santista, composta por 9 cidades, concentra cerca de 1,83 milhão de habitantes, dos quais aproximadamente 16,25% têm 60 anos ou mais. Esse envelhecimento populacional, superior à média do estado (15,3%), traz consigo uma preocupação urgente: garantir proteção e respeito à terceira idade.
Neste mês, ocorre a campanha do Junho Violeta, que tem como objetivo conscientizar a população sobre a importância do combate à violência contra a pessoa idosa e reforçar a necessidade de garantir os direitos da população na terceira idade. Apesar dos esforços, o cenário ainda preocupa. Segundo o Painel de Dados da Ouvidoria Nacional de Direitos Humanos, o estado de São Paulo registrou mais de 107 mil casos de violência contra idosos e 18 mil denúncias formais entre janeiro e junho deste ano.
Os dados indicam uma queda de 79% no número de denúncias em comparação com o primeiro semestre de 2024. De janeiro a junho do ano passado, foram registradas 519 mil violações e cerca de 90 mil denúncias, vale lembrar que uma denúncia pode relatar mais de uma violação. Mesmo com essa redução, o dado mais alarmante é que a maior parte das agressões ocorre dentro do ambiente familiar, tendo como agressores filhos, netos e outros parentes próximos. Os casos vão desde agressões físicas e morais até abuso financeiro e, em situações extremas, estupro.

 


PUBLICIDADE