PUBLICIDADE

Edição Semanal

Viajar: Uma paixão global

Por Marcelo Bragança

Difícil quem não gosta de uma boa viagem! Conhecer lugares ao redor do mundo é o sonho de muitas pessoas!

Carla Mahfuz, engenheira de formação, marqueteira e, como diz, uma “viajante compulsiva de paixão”, deu dicas interessantes sobre variados destinos para a Revista Mais Santos. Confira a entrevista.

Dentro do mercado de turismo, em geral, quais são os destinos mais procurados pelos viajantes? Há alguma tendência para 2019?

Com relação aos destinos internacionais, Europa e Estados Unidos são bastante procurados. Dentro da Europa, França, Itália, Espanha sempre estão em alta, mas Portugal é um destino que tem feito muito sucesso. É um país belíssimo, que reúne diversos aspectos, como muita história, praias, vinícolas, cidades medievais, além de uma comida que lembra muito a nossa, sem contar a facilidade da língua.

Nos últimos anos, o sudeste asiático também entrou na moda, porém é preciso organizar um tempo maior para as férias devido ao tempo de deslocamento.Cidade do Porto, Portugal, um dos destinos aclamados pelos turistas (Crédito: Carla Mahfuz)

No Brasil, Lençóis Maranhenses e Chapada dos Veadeiros estão entre os destinos mais procurados no momento.

Existem diversos locais ao redor do mundo com paisagens de tirar o fôlego. Para quem busca ser arrebatado pela natureza e a sua exuberância, quais são os destinos mais indicados?

Machu Picchu é o meu lugar favorito! É indescritível a sensação de ver o amanhecer dentro das ruínas. A chegada até lá também é muito bonita, passando pelo Valle Sagrado em meio a rios e montanhas.

A África do Sul também é maravilhosa! Além dos safaris, a Garden Route é incrível, com praias, montanhas, parques e uma paisagem de tirar o fôlego. O parque Tsitsikamma é parada obrigatória!

No Brasil, Fernando de Noronha reúne muita beleza natural, praias, trilhas, os melhores pontos de mergulho e também muito agito!

Além de NY, quais são os destinos cosmopolitas que os viajantes tem mais procurado?

Morando atualmente na China, diria que Hong Kong tem uma boa mistura de belezas naturais e construções modernas, com muitos restaurantes estrelados.

Cingapura também é uma excelente alternativa – um drink no Marina Bay ao fim da tarde é must go!

Shanghai é o centro financeiro da China e reúne construções tradicionais como o Yu Garden e torres de centenas de andares às margens do rio Pu. Um jantar no Bund, com vista para o centro financeiro e  as suas Oriental Pearl Tower, Shanghai Tower e Shanghai World Financial Center.

E para quem procura por destinos exóticos como a Tailândia, por exemplo? Quais são as possibilidades?

As possibilidades são muitas no sudeste asiático! Tailândia tem praias lindas, mas também temos Bali e Filipinas. As praias das Filipinas são ainda mais bonitas!Machu Picchu encanta os turistas (Crédito: Carla Mahfuz)

A Disney certamente figura como preferência em destinos para crianças e adolescentes (apesar de que existem adultos que são apaixonados pelos parques). Mas, há destinos alternativos ao redor do mundo para a garotada, e que não, necessariamente, envolvam a Disney? O que você indicaria, por exemplo?

Qualquer destino pode ser interessante para crianças, se for pensado para tanto. Em cidades como NY ou Paris, existe uma infinidade de museus e atrações específicas para crianças que são interessantes para ensinar história, história da arte e cultura.

Destinos com praia também são uma excelente opção!

Com a popularização de sites como o AirBnB, o mercado de turismo sofre perdas? Os hotéis tem procurado absorver este público oferecendo atrativos como descontos, por exemplo? Como enxerga este cenário?

Eu não enxergo perdas, mas sim um cenário onde o viajante só tem a ganhar. A busca por um apartamento através de um AirBnB ou de um hotel varia muito de acordo com as necessidades de cada viajante, em cada viagem. Se você tem filhos pequenos ou tem alguma alergia alimentar, um apartamento será mais conveniente para preparar suas refeições de forma segura. Poucos hotéis oferecem uma cozinha completa.

Ou ainda, se a cidade tem hotéis muito caros para o seu bolso ou se precisa ficar em uma região específica, também pode ser mais conveniente o aluguel de um apartamento.

Em contrapartida se você quer o conforto de ter alguém trocando suas toalhas diariamente, um café da manhã, academia, entre outras facilidades, o hotel será a melhor opção.O Nordeste ainda figura como um dos destinos mais procurados pelos turistas no Brasil e ao redor no mundo? Há alguma tendência de mercado para este ano?

O Nordeste nunca sai de moda. São Miguel dos Milagres tem o mar mais azul e piscinas naturais ideais para fazer snorkeling, por exemplo.

Além disso, dispõe de opções a todos como grandes resorts para famílias com crianças, praias quase desertas e resorts de luxo para casais e também muito agito em lugares como Trancoso, Noronha e Jeri.

Acredita que o Brasil deva investir em turismo ecológico?

Sim! E muito! Existem pouquíssimas opções para ficar na floresta amazônica, que é um lugar simplesmente maravilhoso. Além disso, em vários destinos como praia ou montanhas pôde-se praticar o turismo autossustentável, com um mínimo de intervenção no entorno.

Clique aqui e confira entrevistas com outros personagens da região



PUBLICIDADE