Biologia, História, Ciências, Literatura e Matemática são os objetos de estudo em destinos consagrados da capital
O desenvolvimento dos alunos em fase escolar vai muito além da sala de aula. Além da instituição de ensino, que proporciona diversas descobertas e amplia a capacidade de entendimento dos assuntos relacionados às disciplinas, existe também o momento de validar os conhecimentos em casa, por meio de tarefas e trabalhos em grupo. Ainda assim, restringir os conhecimentos que a criança pode agregar com a limitação da escola e casa pode isentá-la de um ambiente diversificado de experiências e informações, que são as viagens pedagógicas.
Além dos muros da escola, as viagens pedagógicas proporcionam aos alunos a transformação do conteúdo teórico em prático, facilitando o entendimento e tornando a disciplina ainda mais atrativa e curiosa a quem estuda. Dessa forma, a criança entra em contato com um ambiente que não está documentado nos materiais e apostilas e estimula a prática de habilidades de observação, análise e interpretação dos fatos, além de motivar o trabalho em equipe e colaboração coletiva, que serão pilares importantes para seu desenvolvimento até o final do período escolar.
A Forma Conhecer, operação da Forma Turismo especializada em conteúdo pedagógico, destaca cinco roteiros relacionados com disciplinas que fazem parte do dia a dia de estudos e pesquisas, criando uma relação divertida entre o conteúdo didático com a experiência sensorial.
Pesquisa no mundo animal
Para promover uma imersão no universo da biologia, o Instituto Butantan é uma alternativa eficaz. O Instituto é um dos principais centros de pesquisa biológicos do Brasil e conta com um parque e quatro museus. Na visita, os alunos podem identificar e conhecer mais profundamente as diferentes espécies de répteis, aranhas e escorpiões.
Mergulho na história da arte
Interagindo com as décadas anteriores e com o contexto histórico de cada período, o Museu de Arte de São Paulo (MASP) envolve o aluno com diversas obras de arte envolvendo grandes nomes da arte mundial, como Renoir, Pablo Picasso e o brasileiro Cândido Portinari, bem como suas características, transmitindo a ideia de que a história do mundo é refletida e contada nas várias manifestações artísticas.
Explorando a ciência
Já para a área das ciências de forma mais abrangente, o Catavento Cultural é a opção ideal. O espaço conta com aproximadamente 250 atrações que estão divididas em quatro grandes seções: Universo, Vida, Engenho e Sociedade. O objetivo da visita é apresentar aos estudantes conhecimentos científicos de forma lúdica e interativa.
Viagem aos quadrinhos
Envolvendo a literatura, a visita aos Estúdios da Mauricio de Sousa Produções é o melhor destino. De maneira divertida, os alunos poderão conhecer de perto todo o processo de criação e desenvolvimento dos famosos personagens e histórias dos quadrinhos da Turma da Mônica, sensibilizando-se para a arte da ilustração, escrita, audiovisual e muito mais.
Números e finanças
Aos amantes da matemática, a visita à Bovespa, é um excelente roteiro. Na visita, os alunos têm contato mais próximo com o mercado financeiro, proporcionando um melhor entendimento sobre o assunto por meio de diversos recursos como cinema 3D, palestra de mercados de ações e futuros, simulação de compra de ações e centro de memória