Dotado de tradições singulares e uma rica cultura, o Marrocos atrai cada vez mais visitantes em busca de diferentes experiências em viagem, e o turista brasileiro não é diferente. De acordo com o Turismo do Marrocos, o Brasil se tornou um dos quatro mercados prioritários para a promoção turÃstica do destino, grupo que conta com paÃses potenciais para o aumento de emissão como China, Rússia e EUA.
“Trabalhamos a divulgação do Marrocos em mais de 30 paÃses, mas vemos nesses mercados a oportunidade de crescimento. O brasileiro tem mudado a sua percepção de viagem e busca cada vez mais vivenciar culturas diferentesâ€, explica Abdellatif Achachi, diretor do Turismo do Marrocos para Portugal e Brasil.
Dentro da estratégia de promoção turÃstica está o reforço das atrações do Marrocos. Para isso, o órgão de turismo promoveu a Semana Marroquina, evento aberto ao público realizado no Conjunto Nacional, em São Paulo. A programação contou com diversas experiências gratuitas, como pintura corporal a hena, artesanato, o famoso calÃgrafo Filali Baba e o grupo de música marroquina Benjelloun, além de desfiles com o traje tradicional marroquino, o Caftã. “Esses são atrativos autênticos do nosso paÃs e, por serem completamente diferentes da cultura brasileira, chamam muita atençãoâ€, ressalta Achachi.

Moulay Idriss, Maroc
Durante uma viagem ao Marrocos, os viajantes podem vivenciar muito mais dessas caracterÃsticas únicas, principalmente na hotelaria. O paÃs conta com uma excelente capacidade hoteleira, que oferece desde hotéis luxuosos cinco estrelas e de grandes redes até os fabulosos Riads, que são casas tÃpicas marroquinas de arquitetura tradicional transformadas em hospedagem. Ao todo, são mais de 2 mil unidades em todo o território.
Segundo Achachi, os destinos mais buscados pelos visitantes do Brasil são Marrakech, Fez e Rabat. “Queremos ir além e mostrar destinos pouco conhecidos, mas que realmente valem a visita, por toda a sua história e autenticidadeâ€, relata. Um dos produtos que mais se destaca é o circuito de mil Kasbah no deserto marroquino. A bordo de um veÃculo 4×4, o trajeto explora as paisagens de Ouarzazate, Zagora, Vales de Dadès até Erfoud e termina nas dunas de Mezzouga.
Em 2018, o Marrocos registrou a visita de 60 mil brasileiros, número que representa um crescimento de 13% comparado ao ano anterior. “Tivemos um excelente resultado para um ano difÃcil na economia do Brasilâ€, afirma. O mercado manteve uma média de 22% de aumento entre 2012 e 2018, crescendo de maneira exponencial 3,7 vezes o número de turistas desde o inÃcio deste perÃodo. Para 2019, a expectativa é manter o crescimento entre 5% e 10%.