
Foto: André Durão
O Palmeiras se sagrou campeão brasileiro pela décima vez em sua história ao bater o Vasco por 1 a 0, em São Januário, neste domingo (25). Com a vitória, o alviverde chegou aos 77 pontos e não pode mais ser alcançado pelo Flamengo, que tem 72 pontos.
No primeiro tempo, parecia que a decisão do campeão brasileiro de 2018 ficaria para a última rodada. Com o Vasco superior, demonstrando uma maior vontade de ficar com os três pontos, e com a parcial vitória do Flamengo contra o Cruzeiro, em Minas Gerais, o campeão sairia apenas no próximo final de semana.
Porém, após o intervalo o jogo em São Januário mudou. Sabendo que precisava vencer para garantir o tÃtulo, a equipe comandada por Luiz Felipe Scolari decidiu ir para cima do Vasco e encurralou o adversário no seu campo.
O Palmeiras começou a criar oportunidades e o gol ficava cada vez mais desenhado. Até que, aos 26 minutos da etapa final, Dudu lançou Willian, que escorou para Deyverson só empurrar para o gol vazio.
Com a vitória, o Verdão não só confirmou o tÃtulo com uma rodada de antecedência como também chegou a incrÃveis 22 jogos de invencibilidade no certame nacional. Desde que Felipão assumiu o comando técnico, a equipe não perdeu mais na competição. De lá para cá foram 16 vitórias e seis empates, com um incrÃvel aproveitamento de 81,82% pontos disputados.
Os números coroam a excelente campanha do Verdão. No segundo turno, a equipe venceu 13 jogos, empatou cinco e ainda pode igualar a melhor campanha de um turno da história, que atualmente pertence ao primeiro turno do Corinthians de 2017, que conquistou 47 pontos. Para isso, precisa vencer o rebaixado Vitória no próximo domingo (02/12) no Allianz Parque.