PUBLICIDADE

2.0 - REGIÃO

Castrações agendadas tem capacidade reduzida em 40% por conta de faltas

Da redação

A cidade de Praia Grande, no litoral sul, realiza gratuitamente as castrações de cães e gatos, através da Umasa (Unidade Móvel de Atendimento à Saúde Animal). Nos últimos cinco anos, foram 10 mil animais beneficiados com o projeto. Os números poderiam ser melhores se parte dos donos de pets não faltassem às consultas agendadas.

Segundo a administração municipal, aproximadamente 1,5 mil castrações foram desperdiçadas ao longo dos anos por conta de faltas. Essas desistências acabam reduzindo o número de operações em cerca de 40%. Todos os dias são distribuídas 30 senhas, quem falta perde o direito de realizar futuros procedimentos na unidade.

Castrações

A Umasa realizou, em 2019, um total de 2.859 castrações gratuitas em animais em Praia Grande. Somente em fevereiro, mês com o maior número de procedimentos, cerca de 340 castrações de cães e gatos foram realizadas.

Atualmente, os moradores cadastrados nas Unidades de Saúde da Família (Usafas) Tupiry, Tupi, Quietude e Ocian podem realizar os agendamentos.  A castração é feita de forma gratuita, bastando apenas que o tutor do animal compareça na Umasa, das 14 às 16 horas, de segunda a sexta-feira, munido de RG e a carteirinha da Unidade de Saúde da Família.

Algumas medidas devem ser observadas pelos tutores dos animais. Os bichinhos devem
ter entre seis meses e cinco anos e não podem estar obesos. Antes das cirurgias de castração, todos os animais participam de uma triagem veterinária para avaliar se estão aptos a passarem pelo procedimento. A unidade está localizada no Pavilhão de Eventos Jair Rodrigues, próximo à pista de Esportes Radicais.