Quem utiliza transporte público tem sentido a diferença, nesta semana, com a redução de frota em algumas cidades, alteração de horários e a rotina em si.
A reportagem do portal Mais Santos buscou informações nas cidades da Baixada Santista e traz as medidas adotadas em cada municÃpio.
Em São Vicente, através da empresa Otrantur Transportes e Turismo informa que houve, também, uma diminuição significativa no número de passageiros, fazendo com que a empresa perdesse 30 mil passageiros por dia na cidade de São Vicente. Em decorrência disso, a empresa colocou 60% da frota à disposição da população que ainda necessita sair de casa. De acordo com a empresa, todos os ônibus estão com dispenser com álcool em gel para manter as mãos dos passageiros higienizadas. Todos seus pontos de toque como barras de apoio, botões, corda e catraca estão sendo higienizados todos os dias.
Já em Santos a frota do transporte coletivo convencional teve os equipamentos de ar condicionado desligados e as janelas destravadas e abertas. A frota é composta por 293 veÃculos, sendo que 32 deles foram retirados de circulação por não terem opção de abertura de janelas, apenas por este motivo. Não haverá reposição destes retirados de circulação, porém isso não tem afetado a oferta de serviço, que é dimensionada de acordo com a demanda.
Em Cubatão a empresa Fênix que atende a cidade informa que reduziu para 18 carros em circulação na Cidade. Essa frota significa a mesma utilizada aos domingos.
Em Itanhaém a Prefeitura informou que notificou a empresa Litoral Sul sobre a alteração da frota para que restaleça a normalidade e apresente um plano de atendimento à demanda reduzida de modo a atender àqueles que ainda estão trabalhando.
Na cidade Praia Grande, a Secretaria de Transportes confirma a diminuição da frota tendo em vista que a demanda transportada caiu em média 76% nos dias úteis. A frota em operação está atendendo as necessidades da população.
Em Mongaguá, segundo a Prefeitura, a frota de ônibus na cidade continua a mesma. No entanto, a empresa responsável notou uma diminuição no número de passageiros durante toda a semana. Normalmente, a empresa registra quase 1.600 passageiros por dia, mas na última semana o número caiu pra pouco mais de 400.