O Procon de Bertioga notificou seis estabelecimentos, entre eles, farmácia, depósito de gás e quatro supermercados, por possÃvel prática de preços abusivos em produtos, como leite, arroz, feijão, álcool em gel e botijão de gás de 13kg.
A ação, que aconteceu em conjunto com o Núcleo Regional de Santos, determinou o prazo de sete dias para atender a notificação, que poderá ser via postal, e-mail ou presencialmente. De acordo com o coordenador do Procon – Núcleo Regional de Santos, Fabiano Mariano, caso seja constatado abuso, o órgão autuará o comerciante com base no Código de Defesa do Consumidor. “A gente recepciona a documentação, verifica e faz uma análise para ver se tem abusividade. Caso a gente encontre, o comerciante será autuadoâ€, afirmou Mariano.
Durante a abordagem, o Procon notificou as empresas para que elas apresentem nota fiscal dos produtos e comprovantes de vendas ao consumidor de perÃodo anterior e durante a pandemia. O intuito é verificar se houve aumento abusivo e injustificado.
Essa é a segunda vez, que o Procon realiza ação de fiscalização na cidade durante a pandemia. No dia 27 de março, o órgão notificou sete estabelecimentos que comercializam produtos utilizados para a prevenção ao CoronavÃrus, por possÃvel prática de preços abusivos. Entre as empresas, foram notificadas farmácias e lojas de utilidades, que vendem máscaras e álcool em gel.